Venezuela está disposta a enfrentar conspirações da direita

O vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou neste sábado (2) que nos últimos 14 anos ficou demonstrado que o socialismo é o rumo para construir as bases econômicas da nação e alcançar a segurança e a soberania agroalimentar. O dirigente disse que o governo está preparado política e militarmente para enfrentar as conspirações da direita.

O vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou neste sábado (2) que nos últimos 14 anos ficou demonstrado que o socialismo é o rumo para construir as bases econômicas da nação e alcançar a segurança e a soberania agroalimentar.

Durante uma visita às instalações do complexo Agroindustrial Vuelvan Caras, no município Turén do estado Portuguesa, Maduro indicou que ao cumprir-se neste sábado o décimo quarto aniversário da primeira posse de Hugo Chávez como presidente da República, “a Venezuela começa a dar os primeiros passos e conta com fábrica de tratores das mais modernas e competentes do mundo".

"Estamos celebrando 14 anos da revolução; esta pátria será soberana e produzirá seus alimentos", afirmou.

Na companhia dos ministros da Agricultura e Terras, Juan Carlos Loyo; da Alimentação, Carlos Osorio, e das Indústrias, Ricardo Menéndez, Maduro inspecionou o funcionamiento da empresa montadora de tratores que faz parte do referido complexo, e apertou o botão com o qual se concluía a montagem da primeira motoniveladora que ganhou o nome de Maisanta.

O vice-presidente destacou que esta maquinaria é a primeira totalmente montada na Venezuela, e tem um motor de 180 caalos de força fabricado no Brasil que foi obtido através das relações derivadas do Mercado Comum do Sul (Mercosul).

Processadora de alimentos

Maduro também inaugurou neste sábado a fábrica processadora de alimentos balanceados para animais do Complexo Vuelvan Caras, que faz parte de um convênio entre Venezuela e Argentina e conta com uma capacidade de produção de 480 toneladas de alimentos por jornada de trabalho, que equivalem a 60 toneladas por hora.

Financiamentos

Ao finalizar o giro pelo complexo agroindustrial, 516 pequenos e médios produtores do estado Portuguesa receberam um conjunto de unidades de mecanização comunal, que serão utilizadas para potenciar o cultivo de alimentos durante o ciclo de semeadura de inverno, no marco da missão Agro-Venezuela.

Igualmente, foram distribuídos motores para o desenvolvimento da pesca artesanal no município Turén do estado Portuguesa, e foram fornecidos créditos com taxas de juros de 4%.

O vice-presidente Maduro mencionou que se o capitalismo neoliberal prevalecesse na Venezuela, as taxas de juros voltariam aos tempos em que se explorava o campo, onde essas taxas chegavam até a 70%.

Maduro anunciou que o órgão superior da Grande Missão Agro-Venezuela se reunirá nesta segunda-feira (4) para discutir e pôr em marcha o plano concernente ao ano de 2013, a fim de asegurar o desenvolvimento agro-alimentar do país.

Eliminação da fome

Maduro destacou que a Venezuela é o país que mais avançou no mundo em matéria de eliminação da fome, de acordo com o informe, ainda não publicado, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), correspondente a 2012.

Destacou que esta conquista é o resultado da aplicação de diversos programas adiantados em matéria de alimentação no país, entre os quais se encontra a entrega de financiamientos para impulsionar a produção agrícola, a implementação de jornadas de distribuição de alimentos a baixo custo e a criação da Grande Missão Agro-Venezuela.

O vice-presidente também instou os venezuelanos a unir-à Rede de Defensores da Segurança e Soberania Alimentar para combater os atravesadores e especuladores.

A defesa da soberania alimentar "é de todos, de milhares, de milhões e todos temos que estar interessados sinceramente em que os venezuelanos tenhamos alimentos de qualidade e com preços justos", assinalou ao tempo que informou que a rede, recém criada, já conta com 60.000 voluntários de conselhos comunais e outras organizações sociales.

Fortalecimento das Forças Armadas

A visita ao complexo agroindustrial também foi oportuna para que o vice-presidente Maduro se referisse a temas relacionados com a conjuntura política da nação.

Maduro anunciou que durante a reunião que o ministro da Defesa, Diego Molero, manteve com o presidente Hugo Chávez, se discutiu a situação das Regiões Estratégicas de Defensa Integral (Redi), e o chefe de Estado deu um conjunto de instruções para seu fortalecimento.

“O presidente instruiu Molero sobre umas linhas de trabalho para o desenvolvimento das Redi, para continuar o processo de formação e equipamento da Força Armada Nacional Bolivariana (Fanb), assim como para fortalecer a coesão do alto comando militar. No transcurso dos próximos días se continuará divulgando mais informações a respeito", indicou o vice-presidente.

Igualmente, Maduro denunciou que o ex-candidato presidencial Henrique Capriles Radonski, governador do estado de Miranda, está reunindo-se na Colômbia com setores de direita para conspirar contra a Venezuela.

"Estamos confirmando as reuniões que (Capriles) manteve com setores de lá (Colômbia). Sabemos com quem e onde esteve conspirando contra a paz do país. Deveria sentir vergonha", afirmou.

A propósito, o vice-presidente voltou a chamar à sensatez os setores políticos que apostam contra a estabilidade da Patria. "Nosso país tomou um rumo democrático", pontuou, mas deixou claro que o governo está preparado "para enfrentar as coisas que eles preparam".

"Esta revolução foi consolidando-se, ano após ano, passando todas as provas, golpes de Estado, sabotagem petroleira, sabotagem econômica, conspirações nacionais e internacionais, mas cada prova nos fez mais fortes (…). Eles devem saber isso, se pretendem submeter nosso povo às conspirações que estão preparando. O povo e o governo nos radicalizaremos ainda mais", afirmou o vice-presidente.

Redação do Vermelho, com Agência Venezuelana de Notícias