Integrantes da Mesa Diretora do Senado também são eleitos

No primeiro dia dos trabalhos legislativos deste ano, os senadores elegeram todos os integrantes da Mesa Diretora da Casa para o biênio 2013/2014. Depois da eleição do presidente, os senadores elegeram os demais integrantes da direção da Casa.

A eleição seguiu o critério do tamanho das bancadas. Partidos com maior número de senadores ficaram com os cargos mais importantes. Como o PMDB ficou com a presidência, o PT, que é a segunda maior bancada, escolheu a primeira-vice-presidência. Para o cargo foi eleito o senador Jorge Viana (AC). O PMDB ficou também com a segunda-vice e indicou o senador Romero Jucá (PMDB-RR), que teve seu nome aprovado pelos senadores.

Os senadores Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Ângela Portela (PT-RR) e João Vicente Claudino (PTB-PI) foram eleitos, respectivamente, para primeiro, segundo e quarto-secretários. O único cargo que houve disputa no voto entre dois senadores de partidos diferentes foi o de terceiro-secretário. PP e PR disputaram o cargo com os senadores Ciro Nogueira (PP-PI) e Magno Malta (PR-ES). O senador Ciro foi eleito com 36 votos, enquanto Magno conseguiu 30 votos.

Os senadores também elegeram Magno Malta para a vaga de primeiro suplente de secretário. Os senadores Jayme Campos (DEM-MT), João Durval (PDT-BA) e Casildo Maldaner (PMDB-SC) foram escolhidos para os cargos de segundo, terceiro e quarto suplentes, respectivamente.

Titulares

Renan Calheiros – Presidente
Jorge Viana (PT-AC) – Primeiro-vice-presidente do Senado
Romero Jucá (PMDB-RO) – Segundo-vice-presidente
Flecha Ribeiro (PSDB-PA) – Primeiro-secretário
Ângela Portela (PT-ES) – Segundo-secretária
Ciro Nogueira (PP-PI) – Terceiro-secretário
João Vicente Claudino (PTB-PI) – Quarto-secretário

Suplentes

Magno Malta (PR-ES) – suplente primeiro-secretário
Jayme Campos (DEM-MT) – suplente segundo-secretária
João Durval (PDT-BA) – suplente terceiro-secretário
Casildo Maldaner (PMDB-SC) – suplente quarto-secretário

Fonte: Agência Brasil