James Joyce é tema de curso em São Paulo

Para os amantes da literatura o Espaço Revista Cult organiza um minicurso sobre o autor inglês James Joyce, que acontecerá no dia 23 de fevereiro, em São Paulo (SP). A atividade deve recuperar algo na natureza inflamável do texto joyceano ao propor que ele nos coloca em uma situação de crise, para a qual não é fácil achar uma saída. As aulas serão dadas pelo professor Fabio Akcelrud Durão, do Departamento de Teoria Literária da Unicamp. Neste sábado (2), completa-se 130 anos de seu nascimento.


James Joyce é tema de curso em São Paulo / foto: divulgação

James Augustine Aloysius Joyce foi um dos principais responsáveis pelo estilo que conhecemos como romance moderno. O escritor irlandês estudou medicina em Paris, mas abandonou o curso para dedicar-se à literatura e ao ensino. Joyce morreu em Zurique, na Suíça, em 1941.

Entre suas principais obras estão "Ulisses", sua obra-prima; "Retrato do Artista Quando Jovem", onde Joyce usa sistematicamente o monólogo interior para debater as convenções da Igreja Católica, da escola e da sociedade; e "Finnegans Wake", considerado um dos melhores livros do século 20, obra escrita em cinco volumes durante 16 anos.

O curso

Neste começo de século XXI, a reputação de James Joyce como um dos maiores escritores de língua inglesa está firmemente estabelecida e parece ser inabalável. Sem dúvida, ela espantaria a maioria de seus contemporâneos, que o julgavam um autor ensimesmado, ultrajante, moralmente indecente, extravagante, prolixo demais e desnecessariamente difícil.

Se essa avaliação pode nos parecer hoje descabida, ela pelo menos tem o mérito de chamar a atenção para o quanto a obra de Joyce por bastante tempo esteve envolta em polêmica e controvérsia, e o quanto ela mobilizava afetos, tanto contra como a seu favor. Esse caráter incandescente desaparece quando Joyce é erigido à posição de monumento da literatura, um patrimônio cultural.

AULAS:

1 – Joyce e a crise da concepção de personagem
DATA: 23/02/2013
HORÁRIO: das 10h às 12h

2 – Joyce a crise da autoria
DATA: 23/02/2013
HORÁRIO: das 14h às 16h

3 – Joyce e a crise da noção de obra
DATA: 23/02/2013
HORÁRIO: das 16h às 18h

Serviço

Local: Espaço Revista Cult – Rua Inácio pereira da Rocha 400, Pinheiros São Paulo, SP
Telefone: 11 3032-2800
Data: 23/02/2013
Horário: 10h às 18h com carga horária total de 6 horas
Número de vagas: 40
VALOR: R$ 240.00
Inscrições: pelo site www.espacorevistacult.com.br ou pessoalmente. Somente será efetuada após o pagamento, ou seja, o preenchimento do cadastro no site não garantirá sua vaga no curso.

Fonte: Revista Cult

(matéria atualizada às 17h55 em 2/2/13)