Sobral sediará encontro regional do PCdoB-CE

Dando continuidade aos encontros regionais promovidos pelo PCdoB no Ceará, Sobral receberá, neste final de semana, lideranças partidárias para debater os novos rumos do Partido.

Neste sábado, dia 2 de fevereiro, os comunistas da região Norte participarão de mais uma etapa dos encontros regionais promovidos pelo PCdoB. As reuniões têm o objetivo de estreitar o caminho entre a direção estadual e as direções municipais, compartilhar experiências, pactuar ações e ainda debater política.

Em Sobral, a reunião será no Auditório do CDL (Rua Dr. João do Monte, 826, Centro) e contará com a participação do senador Inácio Arruda, dos deputados federais Chico Lopes e João Ananias, do deputado estadula Lula Morais e de Inácio Carvalho, membro do Secretariado Estadual do PCdoB. Além dos dirigentes municipais do partido, participarão os prefeitos Heldinha, de Sanatana do Acaraú, e Gadyel, de São Benedito, vereadores e secretários de várias cidades da região.

Também estava agendada para este sábado uma etapa do encontro reunindo representantes da região dos Inhamuns, em Crateús. A direção estadual e o comitê municipal do PCdoB na cidade decidiram adiar o encontro em função do falecimento de dona Antônia Saraiva Cavalcante, a Dona Toinha, mãe do Prefeito Carlos Felipe, nesta quinta-feira (31). Ainda não está confirmada a nova data do encontro.

Mais sobre os encontros regionais

Neste ano, a direção estadual do PCdoB no Ceará adotou um formato diferenciado para os encontros. “Optamos por unificar as várias regiões em 5 grandes grupos: Cariri, Iguatu, Grande Fortaleza, Crateús e Sobral”, explica Viviane Rodrigues, membro da Comissão Política do PCdoB/CE.

O Partido já realizou em janeiro os encontros nas regiões do Cariri, Iguatu e de cidades localizadas na Região Metropolitana de Fortaleza, reunindo representantes de mais de 40 municípios. Participam das discussões prefeitos, vereadores, membros dos comitês municipais e demais lideranças locais, além de representantes do Comitê Estadual que coordenam o encontro.

As reuniões são ferramentas que o Partido utiliza para auxiliar na articulação dos comitês municipais pelas regiões. “Isso possibilita, de modo ideal, o fortalecimento de coordenações regionais, composta por camaradas de diferentes municípios, como instrumentos auxiliares da direção estadual. Além de ajudar na apreensão do mosaico político de cada uma dessas regiões e na integração das lideranças políticas locais”, ratifica Viviane.

A dirigente comunista acrescenta ainda que os encontros são uma troca de experiências. “Repassamos informações acerca da política do Partido e somos atualizados sobre a realidade dos Comitês Municipais. Tratamos ainda sobre questões como projeto eleitoral, inserção nos movimentos sociais, correlação de forças local dentre outros temas”.

Cidades e encontros

Sobral / Itapipoca: Acaraú, Alcântaras, Amontada, Bela Cruz, Camocim, Chaval, Coreaú, Croatá, Cruz, Frecheirinha, Graça, Granja, Groaíras, Guaraciaba do Norte, Hidrolândia, Irauçuba, Itapajé, Itapipoca, Itarema, Marco, Martinópole, Massapê, Meruoca, Miraíma, Moraújo, Morrinhos, Mucambo, Pacujá, Reriutaba, Santana do Acaraú, São Benedito, Senador Sá, Sobral, Tianguá, Ubajara, Uruburetama, Uruoca e Viçosa do Ceará.

Crateús: Catunda, Crateús, Independência, Ipaporanga, Ipu, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Parambu, Pedra Branca, Pires Ferreira, Poranga, Quiterianópolis, Santa Quitéria e Tauá.

Cariri: Juazeiro do Norte, Crato, Missão Velha, Altaneira, Santana do Cariri, Araripe, Assará, Potengi e Farias Brito.

Iguatu: Iguatu, Quixelô, Várzea Alegre e Jucás.

Grande Fortaleza: Trairi, Umirim, Aquiraz, Aracati, Barreira, Beberibe, Canindé, Cascavel, Eusébio, Fortaleza, Fortim, Guaiuba, Guaramiranga, Horizonte, Ibicuitinga, Icapui, Iracema, Itaiçaba, Itapiuna, Jaguaruana, Madalena, Morada Nova, Pacajus, Pacatuba, Pindoretama, Potiretama, Maracanaú, Maranguape, Chorozinho, São Luis do Curu, Russas e Boa Viagem.

De Fortaleza,
Carolina Campos