Ministro manifesta otimismo em discurso para prefeitos

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, discursou ontem (30) para novos prefeitos do Brasil e disse que a economia brasileira está numa trajetória de crescimento e que vai haver uma recuperação da arrecadação pública. O ministro prevê um crescimento na ordem de 3 a 4% para o ano de 2013, ressaltando que o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) será maior que no ano passado. 

De acordo com Mantega, a economia crescendo, a arrecadação será restabelecida. “Em 2012, a economia cresceu pouco no primeiro semestre, 0,6%, mas cresceu o dobro no segundo semestre, 1,3%. Portanto, a trajetória vai permanecer em 2013 e nos outros anos”, disse o ministro. Mantega ressaltou, ainda, que a melhora que já se percebe na economia internacional, principalmente nos Estados Unidos e na China, favorecerá o Brasil.

Mantega procurou animar os prefeitos que estão assumindo agora e encontraram as prefeituras cheias de dívidas. "Vocês superaram o primeiro grande desafio, que era o de ganhar a eleição. Agora, é superar o segundo desafio e fazer uma boa gestão e cumprir as promessas. Vocês abrirão o cofre cheio de faturas para pagar. Não desanimem, porque a situação econômica está melhorando", disse o ministro.

Da Redação em Brasília
Com agências