Prefeitura lança programa "São Luís Saudável"

 

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel), realiza nesta quinta-feira (31), a solenidade de lançamento do Programa São Luís Saudável, a partir das 16h, no Parque do Bom Menino. O programa é destinado, principalmente, às classes de menor poder econômico que não podem pagar para ter acesso à academia ou outro espaço para a prática de atividades físicas.

O São Luís Saudável consiste em proporcionar ações nas áreas esportiva, recreativa e de lazer para as comunidades que residem nas áreas próximas ao Parque do Bom Menino, bem como demais membros da sociedade ludovicense e turistas.

A proposta é oferecer opções de atividades que possam ser realizadas no momento de lazer da comunidade, aproveitando os espaços públicos que ela dispõe, incentivando a prática esportiva, recreativa, cultural, enfatizando a importância da manutenção da saúde e da cidadania.

As atividades do Programa serão, inicialmente, realizadas no Parque do Bom Menino com a assistência de profissionais especializados que estarão disponíveis para dar suporte aos usuários do local. As atividades serão disponibilizadas em horários diferentes, com modalidades variadas de esporte e lazer com o intuito de estimular a prática esportiva voltada para uma vida saudável.

METAS

O “São Luís Saudável” visa atender aproximadamente 800 pessoas, entre crianças, jovens, adolescentes e adultos, durante as oito horas de realização diária do projeto.

As atividades serão divididas em: Estações de Alongamento e Ginástica, com a orientação e acompanhamento de exercícios, alongamentos, caminhadas e corridas; Estações de Recreações, com atividades voltadas a crianças, envolvendo o uso de bolas, bambolês, cordas e jogos populares e a Estação Esportiva, que contempla a área de prática de esportes, incluindo as modalidades de futsal, voleibol, handebol, basquetebol e capoeira. Outras atividades serão oferecidas como aulões de ginástica, aeróbica e oficinas de artesanato.

Além do Parque, outros núcleos serão criados em São Luís no decorrer do ano, tendo como objetivo a expansão do programa a toda a capital. De acordo com o secretário de Desportos e Lazer, Raimundo Penha, “é determinação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior a revitalização das praças esportivas da capital, a criação de mais praças esportivas além da expansão dos serviços da secretaria à população. Estamos incluindo algumas dessas ações ao plano 120 dias de governo municipal, mas outras ações virão do decorrer desta gestão”, explicou.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação