Jandira Feghali lamenta a morte do líder do MST, Cícero Guedes

O mandato da deputada federal Jandira Feghali lamenta a morte do líder do Movimento Sem Terra (MST), Cícero Guedes, baleado próximo a BR 356, em Campos, no Norte Fluminense do Rio. Cícero defendia o assentamento na usina Cambahyba, liberado em 14 de janeiro pelo o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Nota sobre assassinato de Cícero Guedes, coordenador de ocupação do MST em Campos

Recebemos consternados a notícia do assassinato de Cícero Guedes, do Movimento Sem Terra (MST), em Campos, no Norte Fluminense do Rio, principalmente por sua atuação na usina Cambahyba, que é marca do latifúndio improdutivo e local onde pesa a acusação de incineração dos corpos de dez militantes no período da Ditadura Militar.

Veja também:

MST cobra punição pela morte de Cícero Guedes na Usina Cambaíba

Nosso mandato fez contato com a coordenação do MST, prestando solidariedade e nos colocando à disposição para buscar justiça e o fim da impunidade. Estivemos juntos da assessoria de direitos humanos da OAB-RJ buscando respaldo político e jurídico, assim como com dirigentes do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), responsável pelo assentamento prometido na área. Nos articulamos também com entidades do movimento social, como o Grupo Tortura Nunca Mais/RJ, sindicatos e entidades juvenis e populares para pedir respostas sobre morte de Cícero. O PCdoB também estará presente no sepultamento com suas bandeiras de luta.

Nosso mandato e o PCdoB, através de suas direções municipal em Campos e estadual, manifestam integral solidariedade aos companheiros de luta do MST. Exigimos rápido e integral esclarecimento de mais este assassinato de uma liderança popular, assim como o assentamento já prometido na usina e a Reforma Agrária no Brasil.

Fonte: Portal da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ)