CTB: "Fórum Temático reforça papel do evento de contrapor Davos"

Para a Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) o Fórum Social Temático 2013 reforça seu papel de contestar o Fórum Econômico de Davos. "Historicamente o Fórum foi construído dessa forma, um lugar de fomento de ideias. Quando você debate, constrói e retira documentos, se estabelece um rumo. Esse é o papel: dar um grito de alerta e dizer que é possível construir um novo modelo de sociedade”, diz Guiomar Vidor, presidente da CTB-RS.

Deborah Moreira, da Rádio Vermelho em São Paulo

Durante a entrevista exclusiva à rádio, no final da manhã desta terça-feira (29), o presidente da CTB gaúcha destacou duas plenárias protagonizadas por centrais sindicais presentes como a União Geral de Trabalhadores (UGT), Nova Central, Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Força Sindical, além da CTB. Uma delas ocorreu na manhã desta terça, em que foi redigido um documento oficial das centrais onde manifestam solidariedade à tragédia ocorrida em Santa Maria e exigem providências no mundo do trabalho que refletirão diretamente na organização e segurança de locais públicos, como a redução da jornada.

“Foi uma plenária de solidariedade às vítimas de Santa Maria. Por isso suspendemos as atividades culturais com um sentimento de luto. Mas mantivemos os debates políticos, inclusive, inserindo a questão da segurança dentro das cidades, sob um ponto de vista mais amplo. Não temos por parte do poder público uma fiscalização a altura como deveríamos ter. E a iniciativa privada só está interessada no lucro e acaba deixando isso em segundo plano", afirma Guiomar Vidor.

"Então decidimos elaborar um documento unitário das centrais abordando essa questão e , ao mesmo tempo, reafirmando a unidade sindical para que levemos avante a construção de um novo projeto nacional de desenvolvimento que tenha como centro a valorização do trablho, redução da jornada, fim do fator previdenciário, fim da flexibilização de direitos, por um novo modelo econômico no país que privilegie investimentos na industria e infraestrutura. E certamente essas questões deverão constar no documento final do Fórum", completa o dirigente sindical, referindo-se à plenária final que acontecerá na quinta-feira (31), na Usina do Gasômetro, durante o período da manhã.

Outra atividade destacada foi uma grande plenária que ocorrerá na quarta (30), a partir das 14h, no Auditório da Caixa Econômica Federal, na rua Andrades, 1000, centro de Porto Alegre, Praça da Alfandega, com presença do vice-presidente Nacional , Nivaldo Santana, sobre o Projeto Nacional de Desenvolvimento, que abordará a valoriação do trabalho e a agenda da classe trabalhadora para o próximo período, resgatando as bandeiras históricas dos trabalhadores.

Acompanhe a entrevista na íntegra ao programa Resistência: