Encontro de prefeitos e vices conta com comunistas do Rio

 Neste final de semana, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) reuniu seus líderes na capital federal, Brasília, para receber os prefeitos e vice-prefeitos comunistas de todo Brasil. Prefeitos eleitos no estado do Rio de Janeiro também marcaram presença.

Encontro de Prefeito (RJ)

 O Encontro Nacional dos Prefeitos e Vices do PCdoB teve início no sábado (26) e se encerrou no domingo (27). O evento contou com a presença de importantes quadros nacionais, como o Ministro dos Esportes, Aldo Rebelo; da vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão, com o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo; com Flávio Dino, presidente da Embratur; o senador comunista, Inácio Arruda; o ex presidente da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima; o presidente da Fundação Maurício Grabois, Adalberto Monteiro; entre outros.

Os três prefeitos do PCdoB que se elegeram no ano passado no estado do Rio de Janeiro, Dennis Dauttmam (Belford Roxo), Doutora Soraia (Rio das Flores) e Jonas Marins (Barra Mansa) também estiveram no encontro. Soraia, Jonas e Dennis são os primeiros comunistas a assumirem prefeituras no estado fluminense.

O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, fez o discurso na abertura do encontro e destacou a grande contribuição do PCdoB nas eleições municipais em São Paulo, que, junto com o PT, de quem é aliado desde a primeira eleição do ex-presidente Lula, impôs a maior derrota política do PSDB e o líder tucano José Serra.

Ele destacou também as três marcas que devem distinguir as administrações municipais do PCdoB: amplitude política, desenvolvimento e participação popular, visando a humanização das cidades. E salientou ainda que os prefeitos devem ser considerados como agentes do processo de desenvolvimento, com capacidade de mobilização – em todos os níveis do governo (federal, estadual e municipal) e dos legislativos – para o êxito do curso administrativo e dos grandes projetos, e até mesmo de atração de investimentos industriais privados.

Renato Rabelo disse ainda que o PCdoB se empenhará em contribuir para o avanço das soluções das urgentes questões municipais, a chamada crise urbana que ainda requer muitas tarefas para uma justa resposta. “Que esse encontro seja uma contribuição nesse sentido”, afirmou, destacando ainda que a presidenta Dilma no Encontro que se realizará com os Prefeitos, nesta segunda (28), irá oferecer saídas para muitas dessas questões.

O encontro foi encerrado com um ato político no domingo, que contou com a Ministra das Relações Intitucionais do Governo Dilma, Ideli Salvati, fortalecendo e reafirmando a aliança e a parceria comunista com o governo federal.

A ministra disse que "o PCdoB é parceiro de primeira hora e de todas as horas". Ideli ainda salientou que a palavra do governo aos prefeitos é de “otimismo e parceria". Afirmando que "o governo federal não consegue executar suas atividades na ponta sem parceria com os prefeitos e nem os prefeitos sem os recursos da União e quem ganha mais é a população brasileira e nós teremos o reconhecimento dela ao final do período”, concluiu a ministra.

Os dirigentes do PCdoB-RJ também marcaram presença no encontro, a presidenta estadual do PCdoB e Secretária Municipal da Mulher na capital, Ana Rocha; o vice-presidente estadual do partido, João Batista Lemos e o Secretário de Ação Institucional e Políticas Públicas do PCdob-RJ e Secretário Municipal de Políticas Públicas de Belford Roxo, Edmilson Valentim, estiveram presentes e acompanharam os prefeitos do estado.