Prefeitura entrega ambulância UTI móvel a Hospital da Criança

 

UTI Móvel para Hospital da Criança

 A prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), disponibilizou uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Móvel para o Hospital da Criança, no bairro da Alemanha. A entrega foi feita na manhã desta quinta-feira (24) pela secretária-adjunta de ações de saúde, Silvia Helena Cavalcante de Sousa, e o diretor-geral do Samu, Artur Moreira Serra.

Com a ambulância será possível transferir mais rapidamente crianças em estado grave ou com quadro infectocontagioso para unidades de alta-complexidade da capital. Equipada com incubadora móvel, cilindro de oxigênio e demais aparatos de UTI, esta é a primeira unidade móvel do Hospital da Criança, que atualmente realiza uma média diária de 300 atendimentos recebendo, inclusive, crianças do interior do estado.

Segundo Artur Moreira Serra, a descentralização é um passo importante para otimizar os serviços de atendimento de urgência. “Essa é uma ação pioneira que visa diminuir o alto gargalo de atendimento do SAMU, garantindo melhor atenção com a remoção de crianças em estado grave e permitindo melhor qualidade do serviço para a comunidade. Estamos aguardando a chegada de quatro novas ambulâncias”, destaca.

A secretária-adjunta Silvia Helena Cavalcante de Sousa destaca que esse é um ganho valioso para o município. “O Hospital da Criança necessitava de uma ambulância própria para atender adequadamente as crianças que precisavam de atendimento mais complexo. A transferência era difícil, necessitava do auxílio do SAMU, que deixava de atender um chamado de urgência para a fazer as remoções”, lembra.

MAIS AMBULÂNCIAS

O diretor-geral do SAMU informou que os quatro novos veículos que são aguardados pela Prefeitura de São Luís já estão com o frete pago e a previsão é que cheguem à capital em 15 dias. Além disso, Artur Moreira Serra anunciou que o Ministério da Saúde vai disponibilizar mais seis ambulâncias para São Luís.

Fonte: Secretaria de Comunicação de São Luís