Associação de Pós-Graduandos lança Fórum da Educação Básica

A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) aproveitou a 8ª Bienal de Arte e Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE) para lançar o Fórum da Educação Básica da entidade. Reunidos durante a Mostra de Ciência e Tecnologia da Bienal, representantes da ANPG, da UNE, da União Brasileiras de Estudantes Secundaristas (Ubes) e a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) discutiram as necessidades do ensino básico e as diretrizes para o fórum.

De acordo com a presidenta da ANPG, Luana Bonone, o objetivo do fórum é ser um espaço de elaboração da pauta política dos pós-graduandos para a educação básica. “A fase estudantil é fundamental para o processo completo da formação de todos os níveis de educação”, disse.

Este é o segundo fórum criado pela entidade. O primeiro foi o Fórum de Saúde Pública, que discute a formação do profissional de saúde. O fórum recém-lançado ainda deve ser melhor definido. As entidades aproveitarão a 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em julho, em Recife (PE) para um aprofundamento nos debates do fórum.

A educação básica é o primeiro nível do ensino escolar no país e compreende três etapas: a educação infantil (para crianças de até 5 anos), o ensino fundamental (para alunos de 6 a 14 anos) e o ensino médio (para alunos de 15 a 17 anos). De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas em Educação Anísio Teixeira (Inep), cerca de 51,5 milhões de estudantes frequentam a educação básica no país, incluindo alunos de ensino técnico, educação especial (para pessoas com deficiência) e educação de jovens e adultos (EJA).

A 8ª Bienal de Arte e Cultura da UNE é considerada o maior evento estudantil da América Latina e deve reunir em Olinda cerca de 10 mil estudantes de todos os estados brasileiros. A bienal ocorre de 22 a 26 de janeiro e une política estudantil e cultura em mostras de teatro, música e cinema, seminários de esportes, além de apresentações de trabalhos acadêmicos e de extensão. O tema desta edição é A Volta da Asa Branca, uma Homenagem ao Sanfoneiro Luiz Gonzaga, cujo centenário foi comemorado em 2012. As atividades são gratuitas e abertas à comunidade. A programação completa pode ser consultada no site da bienal.

Fonte: Agência Brasil

Leia mais:
Integração da cultura à educação será um salto para governo Dilma
Mostra de projetos de extensão estreia na 8a Bienal da UNE
UNE pede reconhecimento do forró como Patrimônio Cultural
Maior xilogravista do Brasil está expõe em Olinda
Estudantes podem conquistar passe livre em Recife e Contagem

Esporte, cultura e educação se misturam na Bienal da UNE
Abertura da 8ª Bienal da UNE reúne 10 mil estudantes