Palestina está aberta ao diálogo com novo governo de Israel

O presidente da Palestina, Mahmoud Abbas vai convidar políticos de Israel à Cisjordânia para tentar garantir que o processo de paz esteja na agenda do novo governo israelense, informou uma autoridade nesta quinta-feira (24).

Abbas quer se reunir com representantes do Parlamento de Israel para discutir a possibilidade de dar um fim pacífico aos conflitos na região.

"Convidamos os partidos de Israel, principalmente os novos, para diálogo sobre futuros acordos", disse Abed Rabbo, uma autoridade da Palestina, à agência Associated Press.

Ele não especificou quando os convites serão feitos, mas frisou que Abbas deseja que a reunião aconteça antes da formação do novo governo de Israel, um processo que deve demorar algumas semanas.

Tribunal Penal Internacional

Os palestinos ameaçaram, nesta quinta-feira (24) acionar Israel no Tribunal Penal Internacional caso o país construa novos assentamentos judaicos em Jerusalém Oriental – parte da cidade reivindicada pelos dois lados do conflito. Ao falar no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), o chanceler palestino Riad Malki informou que a decisão depende do novo governo israelense.

Com Associated Press