Sem categoria

Liège: nosso Partido nunca perdeu de vista a luta das mulheres 

“Sempre foi um compromisso do PCdoB fomentar a capacitação das nossas camaradas. Pois a conquista de mais espaços, passa fundamentalmente pela formação e preparo para o embate político”, resumiu Liège Rocha, secretária nacional do PCdoB, ao falar sobre a participação do maior número de mulheres no Curso Nacional Nível III, em entrevista à Rádio Vermelho.

Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo

Com alegria, a dirigente agradeceu a homenagem realizada pelo presidente do PCdoB, Renato Rabelo, e pelo secretário de Formação e Propaganda, Adalberto Monteiro. Os dirigentes parabenizaram a Secretaria de Mulheres do PCdoB pela iniciativa de ofertar bolsas para a participação feminina no Curso, ação que garantiu, pela primeira vez na história do curso, a maioria feminina.

“Estamos cumprindo com o nosso dever. Mas, é bom frisar que essa já tem sido uma prática adotada pela Escola Nacional de Formação que sinaliza aos estados que seja garantindo que pelo menos 30% dos participantes seja de mulheres. Além disso, a Escola tem jogado um papel muito forte de como inserir nos assuntos ministrados no curso questões para embasar a luta emancipacionista das mulheres”, pontuou a dirigente.


Leia também:

PCdoB reúne prefeitos e vices de todo o Brasil
Luiz Manfredini: a formação é a base da ação política do PCdoB


Segundo ela, o fomento à formação de mulheres está vinculado a uma conquista das mulheres em 2009, com a minirreforma, que prevê destinação de 5% do fundo partidário para a formação e capacitação das mulheres. “Insistimos, não só no Partido, mas em todas as manifestações sociais, que a sub-representação das mulheres no espaço de poder e de decisão é uma questão a ser combatida. O que pra não é uma fator fundamental para fortalecer a democracia”.

Encontro de prefeitos e prefeitas eleitos

Na oportunidade, Liège Rocha falou sobre 1º Encontro Nacional de Prefeitos e Vice-Prefeitos que será realizado pelo PCdoB nos dias 26 e 27 de janeiro. Ela também falou das vitórias conquistas pelo Partido e lembrou que em 2012 o Partido elegeu em todo o Brasil 56 prefeitos e 85 vice-prefeitos. Nos 85 municípios com mais de 200 mil eleitores e que tem dois turnos, o Partido foi o que, proporcionalmente, mais cresceu, triplicando sua votação e alcançando a 6ª colocação entre os mais votados.

Segundo ela, dos cerca de mil vereadores eleitos pelo Partido, 133 foram mulheres e destacou que as companheiras estão preparadas para o embate ideológico.

E completa: “A oportunidade de ocupar cargos, seja como prefeitos e prefeitas, seja como vice, não pode prescindir de apresentar à sociedade a cara do nosso Partido. Essa é uma oportunidade única de apresentarmos e implementarmos políticas públicas baseadas em um projeto nacional de desenvolvimento, especialmente no que se refere às políticas públicas para as mulheres”, finalizou a dirigente.

Ouça a íntegra da entrevista: