PIB espanhol fecha 2012 com queda de 1,3%

O PIB (Produto Interno Bruto) da Espanha fechou 2012 com queda de 1,3% – um sinal de aumento da crise no país -, segundo relatório divulgado nesta quarta-feira (23) pelo Banco da Espanha, o banco central local.

A instituição informa ainda que a quantidade de riquezas do país registrou queda de 0,6% no quarto trimestre, em relação ao período anterior.

A queda do PIB foi atribuída à diminuição da demanda interna (3,9%) tanto em consumo como em investimentos. A recessão só não foi maior devido ao aumento das exportações, que representaram 2,6% da economia.

A quantidade de empregos criados também diminuiu em 2012 (-4,3%), em parte pela redução de cargos públicos, que caíram pela primeira vez desde que começou a crise. A redução faz parte de um dos cortes feitos pelo governo de Mariano Rajoy.

Após três anos de recessão, a economia espanhola sofre com o aumento da dívida pública e o crescimento das medidas de austeridade, o que limita a possibilidade de investimentos e o crescimento de outros setores da economia.

Os cortes orçamentários, que afetaram áreas como a saúde, a educação e os programas sociais, provocam protestos intensos da população contra o governo de Rajoy, que assumiu em 2011.

A menor disponibilidade de recursos aumenta ainda mais a taxa de desemprego, que atingiu 26,6% da população em novembro, de acordo com dados do governo. Os mais afetados são os jovens, os quais mais da metade não têm trabalho.

Fonte: Folha de S.Paulo