Governo da Bahia e Universidade debatem ganhos sociais com a Copa

A Secretaria Estadual para Assuntos da Copa (Secopa-Ba) promoveu, na última terça-feira (22/1), uma mesa-redonda para discutir os ganhos sociais que as Copas das Confederações de 2013 e do Mundo de 2014 poderão trazer para a Bahia. O evento, que aconteceu na Pupileria, no bairro de Nazaré, em Salvador, reuniu consultores e representantes de bairros e instituições.

Em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e da Santa Casa da Misericórdia, a Secopa apresentou caminhos para a captação de recursos e a execução de projetos durante os mundiais. O debate teve a mediação de Hagmar Freitas, presidente da ONG Peito Aberto.

Participaram da discussão, o titular da Secopa, Ney Campello, o Secretário do Escritório Municipal da Copa (Ecopa), Isaac Edgton, e o Presidente Executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-BA), Luiz Henrique do Amaral.

Durante o discurso, Campello lembrou que o Estado não pode entrar no desafio de preparar megaeventos esportivos, como a Copa das Confederações 2013 e a Copa do Mundo de 2014, sem pensar nas pessoas, e sem pensar no que será assegurado após os eventos.

Os projetos de legados sociais desenvolvidos pela Secopa em parceria com a Uneb e outras instituições também foram destacados pelo secretário.

De Salvador,
Erikson Walla
*Com Ascom/Secopa