Em coletiva, Wagner fala sobre sistema ferry boat e seca na BA

Em coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (23/01), o governador da Bahia, Jaques Wagner, disse que o sistema ferry boat – que faz a travessia Salvador-Itaparica – terá dias melhores em 2013. Wagner ratificou a publicação de um edital internacional para a aquisição de, pelo menos, duas novas embarcações, cada uma a um custo médio de 7 a 9 milhões de euros.

Durante o encontro, realizado na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, Wagner admitiu que o serviço atravessa um "momento crítico". Ele pontuou que a solução para o problema passa pela aquisição das balsas e recuperação das outras cinco que seguem em reparo.

Em relação às constantes reclamações dos consumidores quanto ao abastecimento de água pela Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento), o governador pontuou que as falhas advêm dos "reflexos da seca". De acordo com ele, o governo já tem um planejamento de reforço de adutora, especialmente para enfrentar a questão do desabastecimento na região do Litoral Norte, que tem afetado o cotidiano de moradores e afugentado turistas.

Sobre os efeitos da estiagem, amenizada com as chuvas que têm atingido as áreas mais afetadas, Wagner enumerou uma série de ações do governo para minimizá-los. Entre elas, a distribuição de 40 mil caprinos e ovinos, sobretudo para agricultores familiares, 2,6 milhões de litros de leite e 3 milhões de litros de suco. Por que não água? "Ambos matam a sede, mas o suco ainda alimenta", justificou Wagner. Cidades do norte da Bahia, onde a seca ainda impera, continuarão a ser atendidas por carros-pipa.

Novo secretariado
O governador não anunciou as mudanças no seu secretariado. Wagner informou ainda não estar adaptado com o fuso horário – ele passou os últimos oito dias na China –. O anúncio foi adiado por tempo indefinido.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações do Bahia Notícias