Venezuela: Nicolás Maduro denuncia ações da oposição

O vice-presidente executivo da Venezuela, Nicolás Maduro, denunciou nesta quinta-feira (17) as ações da oposição que buscam prejudicar o país, em alusão aol intento de obter o direito de palavra na OEA.

Ao referir-se ao tema durante o balanço de 2012 sobre os bancos públicos, mencionou que para conseguir esse opção na Organização dos Estados Americanos (OEA) "tem que primeiro ganhar as eleoções".

Nesse sentido, se referiu aos ataques do embaixador do Panamá na OEA, Guillermo Cochez, contra a Venezuela e o presidente Hugo Chávez, oque provocou intervenções de vários países en nossa defesa.

Maduro assinalou que o ministro das Relações Exteriores, Elias Jaua, intercambiou por telefone opiniões com o presidente do Panamá, Ricardo Martinelli, que assinalou que não era essa a posição do seu governo.

Divulgou-se em seguida a notícia da destituição de Cochez do cargo por isso Jaua agradeceu ao mandatário Martinelli em nome do povo da Venezuela.

Maduro se referiu à reunião privada que manteve com o estadista panamenho e com Chávez durante a cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac).

Apesar de ter ideologias distintas, quando há respeito pode haver simpatia entre dirigentes, acrescentou.

Nós queremos ter as melhores relações com todos, pois são as bases da fraternidade e da cooperação como deve ser, agregou.

Prensa Latina; tradução da redação do Vermelho