UNE anuncia lançamento de sua própria Comissão da Verdade

A União Nacional dos Estudantes (UNE) realiza, entre os dias 18 e 21 de janeiro, o seu 14º Conselho Nacional de Entidades de Base (CONEB) em Recife. Com a participação de quatro mil universitários de todo o país, o encontro terá, na sua abertura, o lançamento da Comissão da Verdade dos estudantes.

A iniciativa pretende trazer luz ao desaparecimento, perseguição, tortura e morte de jovens brasileiros durante o período da ditadura militar.

O coordenador da Comissão Nacional da Verdade Cláudio Fonteles, o ex-ministro dos Direitos Humanos Paulo Vanucchi e o presidente da Comissão de Anistia Paulo Abrão estão entre os convidados da abertura, que acontece às 18h no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Além do lançamento da comissão estudantil, o ato terá a exibição de dois filmes que documentam a vida de dois jovens perseguidos e mortos pela ditadura no Brasil. "Repare Bem", da diretora e atriz portuguesa Maria de Medeiros, traz revelações e relatos da família do militante Eduardo Leite, o Bacuri. Já "Arquivo Honestino Guimarães", da diretora Paula Damasceno, apresenta a trajetória do estudante que foi presidente da UNE e declarado desaparecido no início dos anos 1970.

O CONEB da UNE traz o tema: “A luta pela Reforma Universitária: do manifesto de Córdoba aos nossos dias”. O encontro antecede a Bienal da UNE, maior festival estudantil universitário da América Latina, que acontecerá nas cidades de Recife e Olinda entre os dias 22 e 26 de janeiro.

Veja abaixo a programação completa do 14º Coneb.

COMISSÃO DA VERDADE ESTUDANTIL

A União Nacional dos Estudantes (UNE) foi decisiva na luta contra a ditadura militar brasileira e reconquista da democracia. Porém, durante esse período, centenas de estudantes foram vítimas de tortura, prisões e assassinatos, sendo muitos casos ainda não esclarecidos. Pelo menos 46 ex-dirigentes da UNE estão listados como mortos pelo regime ou desaparecidos.
Com a criação da Comissão da Verdade estudantil, a entidade pretende levantar informações sobre esses episódios, apurar detalhes junto a famílias, universidades e a partir do acesso a documentos oficiais e dos resultados da investigação da Comissão Nacional da Verdade, criada em maio de 2012 pelo governo federal.

SOBRINHO DE HONESTINO GUIMARÃES SERÁ HOMENAGEADO

O estudante brasiliense Mateus Guimarães, sobrinho do ex-presidente da UNE Honestino Guimarães, também participará do ato e receberá homenagens em nome do tio, morto enquanto ocupava o cargo. Honestino tornou-se um símbolo da luta estudantil durante o regime, influenciando as gerações futuras e a resistência à ditadura.

GOVERNADOR E MINISTRO MERCADANTE PARTICIPAM NO DOMINGO

O ministro da Educação Aloizio Mercadante e o governador de Pernambuco Eduardo Campos estarão presentes no CONEB domingo, dia 20 de janeiro. Eles debaterão o tema da reforma universitária no Brasil, defendida pela UNE. Também estarão presentes a reitora da Universidade Nacional de Córdoba (Argentina) Silvia Carolina Scotto e o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Anísio Brasileiro de Freitas Dourado.

OUTROS CONVIDADOS

Participam do CONEB, durante os quatro dias de encontro, diversos outros representantes dos movimentos sociais, grupos de juventude, professores, políticos, artistas e intelectuais. Entre eles estão Nelson Breve (presidente da Empresa Brasileira de Comunicação – EBC), o senador José Pimentel (PT-CE, e relator do Plano Nacional de Educação – PNE), Márcio Pochmann (ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA), Naomar de Almeida Filho (ex-reitor da Universidade Federal da Bahia), Raul Amorim (coordenador da Juventude do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST), Luiz Cláudio Costa (presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP), e Sérgio Custódio (presidente do Movimento dos Sem Universidade – MSU).

SOBRE O CONEB

O Conselho Nacional de Entidades de Base da UNE é um dos principais encontros do movimento estudantil brasileiro e reúne os Diretórios Acadêmicos (DAs) e Centros Acadêmicos (CAs) das universidades brasileiras. Neste ano, a UNE teve a inscrição recorde de mais de 3.500 entidades de todas as regiões do país. A etapa preparatória contou com debates locais e eleições dos representantes em cada universidade. O CONEB inclui painéis e grupos de discussão sobre temas ligados à universidade e ao Brasil, além de decidir os rumos e posicionamentos da UNE para o próximo período.

BIENAL DA UNE EM PERNAMBUCO

O CONEB é uma atividade que antecede a Bienal da UNE, em Recife e Olinda, entre os dias 22 e 26 de janeiro. A Bienal é o maior festival estudantil da América Latina e deverá reunir cerca de 10 mil estudantes de todas as regiões do país com atividades de cultura, esporte, ciência, tecnologia e extensão. A Bienal é um reflexo da atual produção nas universidades do país. Em sua oitava edição,o evento traz neste ano o tema "A Volta da Asa Branca", em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, celebrado no último dia 13 de dezembro.

Fonte: Blog do Jamildo