Sem categoria

Eron Bezerra: no Congresso, meu compromisso será com o povo

Garantir o avanço do projeto do PCdoB e fazer um mandato com e para o povo, esse foi o tom dado pelo deputado Federal Eron Bezerra (PCdoB-AM), durante entrevista ao programa da Radio Vermelho ‘Partido Vivo’, ao falar sobre os passos que dará no Congresso Nacional. 

Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulp

Logo de início Eron Bezerra destacou que o PCdoB é uma escola política que prepara para a luta política e de defesa dos interesses do povo. Segundo ele, “essa aprendizagem contribui para a luta de preservação e ampliação da democracia e, sobretudo, pela defesa da soberania do nosso país. E no caso particular do estado do Amazonas, destacamos a aguerrida luta no nosso Partido no combate a qualquer forma de internacionalização da Amazônia”.

Segundo ele, o compromisso no Congresso Nacional não seria outro senão o da defesa irrestrita dos trabalhadores, da soberania e preservação da Amazônia, o do desenvolvimento do país com sustentabilidade, entre muitas frentes já desbravadas pelo PCdoB no Congresso.

Na oportunidade, Eron lembrou o descaso secular, por parte do poder público, no que se refere à implementação de políticas de preservação da Amazônia. Segundo ele, somente com a vitória do ex-presidente Lula, em 2002, esse modelo predatório chega ao fim. “Nosso mandato olhará atentamente para esta questão de forma a ampliar as ações que revertam a situação e coloque a Amazônia em um novo patamar”.

Zona Franca de Manaus

O deputado também falou sobre a importância da Zona Franca de Manaus e de como o seu mandato irá lutar para ampliar a economia na região. “A Zona Franca é um projeto geopolítico criado durante a ditadura militar, com o objetivo de ocupação de um determinado espaço da Amazônia e ao mesmo tempo promover o desenvolvimento econômico naquela região”.

Segundo o comunista, “a Zona Franca é um dos modelos de maior sucesso de políticas públicas nacionais. Porque promoveu o crescimento econômico com inclusão”. Eron informou que atualmente o polo da Zona Franca emprega mais de 130 mil trabalhadores. Ele explica que isso gera, de forma direta e indireta, mais de 600 mil postos, fator que amplia o desenvolvimento e fomenta o comércio da região.

Eron ainda explicou que mesmo com todo esse avanço, a Zona Franca ainda não explora de forma sustentável a matéria-prima da região. “No Congresso daremos continuidade ao que foi iniciado na gestão como secretário de Estado. Iremos estudar e projetar uma estratégia de desenvolvimento, efetivamente sustentável, que gere produtos com valor agregado e amplie a renda do cidadão amazonense. Já temos um ação de sucesso que é o bacalhau da Amazônia fabricada a partir da pesca do Pirarucu”.

Reforma Política

Sobre a luta pela Reforma Política realizada pela bancada Comunista em Brasília, o deputado reafirmou que lutar pela Reforma é lutar pela defesa da democracia. “O que observamos hoje é um desequilíbrio na seara política e a Reforma defendida pelo PCdoB busca justamente equilibrar essa diferença”.

Segundo ele, a campanha executada pela grade mídia e reforçada por algumas correntes políticas para descredibilizar a Reforma Política, mas precisamente a validação do financiamento público de campanha, presta um desserviço ao que realmente esperam avançar nesta questão. “De forma cínica, de forma grotesca, a imprensa em nenhum momento aceita discutir de forma ampla esta pauta. E quando aborda a questão, discute de maneira tergiversada, distorcendo o real objetivo da proposta”, disparou Eron.

“Em Brasília, somarei força aos meus companheiros e defenderei uma Reforma Política que dentre suas definições busque sim o financiamento exclusivamente público de campanha. Essa é uma luta de nossa bancada, essa é uma luta de todos os comunistas”, pontuou o deputado

Avanços do PCdoB

Durante a entrevista o deputado falou, também, sobre os avanços dados pelo PCdoB em 2012. Segundo ele, o PCdoB avança porque é um Partido de ideias, e ideias não são facilmente destruídas. “O PCdoB vem experimentando um crescimento contínuo porque não se destrói uma ideia, a não ser que se apresente outra ideia mais justa e superior. Já tentaram nos destruir, a história mostra as perseguições, torturas, cassações de mandatos prisões e violência contra nossos companheiros comunistas, mas mesmo assim o PCdoB resistiu”.

Ele aponta que hoje a agressões ao PCdoB são mais simbólicas e exemplificou citando os recorrentes ataques a oposição. “Hoje, nos atacam com inverdades, com campanhas difamatórias ou tornando invisível, completamente, a nossa ação enquanto Partido. A direita é habilidosa, mas o PCdoB tem trajetória, quadros, programa e uma ampla militância que sabe lidar com esse tipo de expediente”, sinalizou o comunista.

Porém, Eron explicou que mesmo com essa conjuntura o PCdoB conseguiu avanços significativos e citou as conquistas alcançadas em 2012 com as eleições municipais. “Este pleito foi vitorioso para PCdoB, seja pelas vitórias alcançadas, seja pela visibilidade dada ao Partido em 2012. Nosso PCdoB avança e se coloca com mais propriedade na disputa que é travada no interior da arena política. Ou seja, essas vitórias colocam o Partido em um novo patamar e nosso compromisso do Congresso e garantir que o PCdoB avance e se consolide no cenário nacional”, finalizou o parlamentar.

Ouça a íntegra na Rádio Vermelho: