Reinaldo: para o PCdoB, 2013 será um ano desafiador e exigente

"Compete à esquerda levar adiante a luta política e social pelas reformas estruturais democráticas – o quer inclui a reforma política, a reforma agrária e urbana, a reforma tributária, a regulação dos meios de comunicação e a universalização de direitos sociais". Esta foi a afirmação do editor do Vermelho, Jose Reinaldo Carvalho, durante a gravação de mais um "Ponto de Vista".

Segundo o dirigente, a pauta política deste início de ano é apenas uma pequena mostra dos embates políticos que teremos pela frente. "O governo da presidenta Dilma faz tentativas tópicas para abrir caminho ao desenvolvimento nacional desvencilhando-se do tripé perverso constituído pelos juros altos, o arrocho fiscal e o câmbio flutuante. Não têm sido poucas as críticas do capital monopolista-financeiro nacional e internacional, veiculadas pela mídia privada a seu serviço, à gestão da política macroeconômica a cargo do titular do Ministério da Fazenda, Guido Mantega. Um desses veículos da mídia, porta-voz do capital financeiro internacional, chegou a esboçar uma campanha no final de 2012, pela demissão do ministro".

Unidade

Para José Reinaldo, na frente política a principal tarefa é unir a base de sustentação do governo no Congresso nacional, tendo em vista a formação da grande aliança para enfrentar o embate eleitoral de 2014. "Tudo deve ser feito para impedir a instabilidade e as dissensões internas, assim como a prevalência de visões e atitudes hegemonistas. Interessa exclusivamente aos inimigos do povo e do país a divisão nas fileiras do governo."

Papel do comunistas

Ele ainda refletiu sobre o papel dos comunistas em 2013. "Além de impulsionar as lutas do povo, o PCdoB inicia a preparação do seu projeto eleitoral para 2014, assume os desafios da luta de ideias e volta-se também para a sua estruturação orgânica. Nesse sentido, adquire importância a realização do 13º Congresso do Partido no último trimestre, ocasião propícia para atualizar e aperfeiçoar as orientações no sentido de credenciar o PCdoB como um partido marxista-leninista, com nítida identidade comunista e engajado na luta pelo futuro socialista de nosso país."