Programação em Sobral comemora o Dia do Quadrinho Nacional

Em comemoração ao Dia do Quadrinho Nacional, o Grupo Gattai, em conjunto com diversas outras instituições promoverá um dia inteiro de programação composta de debates, oficinas, exibição de filmes e lançamentos. O evento ocorrerá no próxima sábado, dia 19, na Casa da Cultura de Sobral. No Ceará a data também será comemorada em Fortaleza e Limoeiro do Norte

Em 30 de janeiro de 1869 foi publicada As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte, do ítalo-brasileiro Ângelo Agostini. Esta publicação inspirou a Associação Brasileira de Cartunistas a fundar o Dia do Quadrinho Nacional, celebrado hoje em todo o país. A comemoração é forte em estados como a Bahia, que celebra janeiro como o Mês do Quadrinho Nacional, por acreditar que um dia é insuficiente para se explorar a riqueza que envolve as histórias em quadrinhos produzidas no Brasil, tão rico de temas e fontes como a própria cultura brasileira.

Fortaleza, Sobral e Limoeiro do Norte estão com agendas montadas para transformar o primeiro mês de 2013 no Mês do Quadrinho Nacional. A articulação, que partiu do Fórum de Quadrinhos do Ceará, promoverá em cada cidade debates, eventos, workshops e exposições que vão chamar a atenção dos brasileiros para os quadrinhos do Brasil.

A exposição itinerante Painéis do Brasil, curadoria de JJ Marreiro e Diego Silveira, trará um retrato da era de ouro do quadrinho brasileiro e abrirá espaço para debates e discussões sobre o que é o quadrinho brasileiro hoje, como se configura diante dos novos desafios e que perspectivas se pode supor para seu futuro.

Como parte da programação do Mês do Quadrinho Nacional no Ceará, o Grupo Gattai, em parceria com a Secretaria da Cultura e Turismo de Sobral, o Instituto ECOA, a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual Vale do Acaraú, o Instituto de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual Vale do Acaraú e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará, realiza o Dia do Quadrinho Nacional em Sobral. O evento tem entrada gratuita e participação de diversos convidados, nomes respeitados dentro meio da arte sequencial no Ceará, que trarão suas experiências para o público da região norte. Mais informações no blog do Grupo Gattai e inscrições aqui.

Programação

09:00 – Exibição – Filme: Origem Secreta: A História da DC Comics (documentário)
10:30 – Debate – Trabalhando para o Mercado Americano
11:15 – Oficina – Desenhando com o Lado Direito do Cérebro
12:30 – INTERVALO
14:00 – Oficina – Faça você mesmo: Fanzine e Quadrinhos Independentes
15:30 – Debate – Quadrinhos como Profissão e Mercado Nacional
16:45 – Lançamentos e Mesa de Autógrafos
17:30 – ENCERRAMENTO

A programação contará ainda com:

• Escambo HQ: Leve suas histórias em quadrinhos e venda, compre ou troque no local.
• Exposição Painéis do Brasil: Com curadoria de JJ Marreiro e Diego Silveira, a exposição Painéis do Brasil trará um retrato da era de ouro do quadrinho brasileiro e abrirá espaço para debates e discussões sobre o que é o quadrinho brasileiro hoje, como se configura diante dos novos desafios e que perspectivas se pode supor para seu futuro.
• Banca do Brasil: Criado pelo quadrinista Luís Carlos Sousa, o projeto Banca do Brasil leva títulos nacionais de quadrinhos a eventos em todo Brasil.
• Avaliação de Portifólios: Os convidados avaliarão o portifólio dos participantes, dando dicas sobre como melhorar o nível do seu trabalho ou se inserir no mercado de trabalho.
• Mesa de Caricaturas: Desenhistas do Grupo Gattai estarão fazendo divertidas caricaturas dos participantes.

Convidados

Lederly Mendonça – Formado em Artes Plásticas pelo CEFETCE e especialista em Artes Visuais: Cultura e Criação pelo SENAC, Lederly Mendonça atua como ilustrador, designer gráfico e diretor de arte nas áreas editorial e publicitária. Como arte-educador, já trabalhou para o SESC e SENAC Ceará, atualmente contratado da FANOR como professor na área de Design Gráfico. É também professor convidado de ilustração no CUCA Che Guevara (Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte) e na Opa! Escola de Design. Autor do livro A Espetacular Arte de Desenhar Quadrinhos (Editora SENAC Ceará, 2010) e da HQ A Turma do Penadinho: Boas-vindas!, este último para o álbum MSP Novos 50 – Maurício de Sousa por 50 Novos Artistas (Panini Comics, 2011). É também ilustrador do caderno de economia Mercado Aberto do jornal Folha de São Paulo.

José Luis – José Luís Soares Pinto, ao apenas José Luís, como é conhecido no mercado americano, nasceu em Itapipoca, onde vive até hoje. Autodidata, começou a desenhar aos seis anos de idade e, aos quinze, conquistou o quarto Lugar no concurso de mangá e ilustração Contest`96, da ABRADEMI (Associação Brasileira de Desenhistas de Mangá e Ilustrações), e em dois anos recebeu menção honrosa no mesmo concurso. Começou sua carreira profissional no mercado de histórias em quadrinhos americano em 2006, quando ingressou no Ed Benes Studio. Em 2007, teve seu primeiro trabalho publicado, a webcomic SideChick. Em 2008 veio o grande desafio de desenhar duas edições de Justice League of America (a revista que publica as aventuras da Liga da Justiça nos EUA) e ainda edições das revistas Titans, Red Tornado e Teen Titans, todas da DC Comics, uma das maiores editoras de quadrinhos do mundo. Hoje tem contrato de exclusividade com a Dynamite Comics, trabalhando em revistas como Witchblade: Demon Reborn e Bionic Man VS Bionic Womam.

Fernando Lima – Nascido em Fortaleza, Fernando Lima é jornalista e foi monitor da Oficina de Quadrinhos da Universidade Federal do Ceará na década de 1980. Já colaborou com o jornal O Povo e com o site Universo HQ, este último um dos mais importantes veículos de comunicação sobre quadrinhos no Brasil. Participou de diversas publicações, entre elas o álbum Moreira Campos em Quadrinhos, que apresenta versões quadrinizadas dos contos desse renomado escritor cearense. Coordenador do Fórum de Quadrinhos do Ceará na gestão 2010-2012, atualmente é responsável pelo site de quadrinhos Armagem.com e trabalha junto com o cartunista JJ Marreiro no selo independente de quadrinhos Laboratório Espacial. Entre suas criações, destacam-se os quadrinhos: Fantasma Escarlate, Dragão do Mar, Era de Aquárius e Aliança.

André PInheiro – Artista plástico formado na Municipal de Artes Maestro Fêgo Camargo, em Taubaté, São Paulo, André Pinheiro reside hoje em Limoeiro do Norte. Desenhista do Vélame Studio, ele encontra-se atualmente sendo agenciado pelo estúdio Space Goat Brasil. Trabalha como desenhista freelance fazendo ilustrações comissionadas e histórias em quadrinhos. Participou da coletânea Quadrinhos em História (Editora Multifoco) e do projeto Interlúdio, indicado em 2010 ao troféu HQMIX, considerado o “Oscar dos quadrinhos brasileiros”.

Luis Carlos Sousa – Professor de roteiro do Estúdio Daniel Brandão em Fortaleza, Luís Carlos Sousa é coordenador do Fórum de Quadrinhos do Ceará e professor convidado da Oficina de Quadrinhos da UFC. Faz a editoria do blog e selo independente Cultura de Quadrinhos. Foi roteirista da revista Comando 5: Aventura (Goldman Comics), além de realizar roteiros para jogos institucionais. É o criador do projeto Banca do Brasil, que leva títulos nacionais de quadrinhos a eventos em todo Brasil.

Fonte: Grupo Gattai