Prefeitos cearenses visitam a Unilab e propõem parcerias

O reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Paulo Speller, recebeu nesta semana a visita de dois recém empossados prefeitos cearenses: Franklin de Oliveira (Acarape) e Cirilo Pimenta (Quixeramobim). Nos encontros, debates sobre as parcerias entre a Universidade e as gestões municipais e até a possível criação de um novo curso.

Saúde foi o tema central do encontro com o prefeito de Acarape, município vizinho à Redenção, cidade onde está sediada a Universidade. Um dos pontos discutidos foi a disponibilização dos postos de saúde municipais como cenários de prática para alunos do Curso de Enfermagem da Unilab. Para isso, em breve, deverá ser assinado um convênio entre a Universidade e o Município de Acarape formalizando a parceria.

Durante o encontro, Franklin de Oliveira, que é médico, também anunciou fazer uma ampla reforma na maternidade da cidade. “Queremos transformar a unidade em referência em parto humanizado. A maternidade também poderá servir como um equipamento de ensino para o curso de Enfermagem da Unilab”, diz. Em contrapartida, a Unilab arcaria com parte dos custeios das unidades de saúde.

Também durante a reunião, o reitor Paulo Speller colocou em discussão o interesse da Unilab em unir territorialmente o Campus das Auroras, localizado em Redenção, ao Campus dos Palmares, que fica em Acarape. Foram debatidos com o prefeito Franklin de Oliveira possibilidades de como o pleito pode ser atendido.

Quixeramobim

Já na reunião com o prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, e o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento do município, professor Oriá Fernandes, foram discutidas parcerias com as áreas de Saúde Coletiva e de Desenvolvimento Rural da Unilab. Quixeramobim possui a maior bacia leiteira do Ceará, com a produção diária de 120 mil litros de leite, e a maior população bovina do estado.

O reitor Paulo Speller destacou que foram discutidos projetos que podem ser importantes para a implementação do curso de Medicina Veterinária na Unilab e para o estágio de estudantes dos cursos da área de Saúde Coletiva e Agronomia. “Marcamos para o final deste mês uma visita para conhecer a infraestrutura da cidade, conversar com produtores agrícolas, ter acesso aos laboratórios e centros de estudos locais”, diz.

Cirilo Pimenta, que observou a mudança do astral da cidade de Redenção com a chegada da Unilab, avaliou de forma positiva a conversa com o reitor. “Fomos muito bem recebidos pela equipe da Unilab. Acredito que, a partir dessa parceria, possamos potencializar o desenvolvimento econômico e social da região do sertão central, além de trocar experiências entre a universidade e o município. A Unilab pode nos ajudar a aperfeiçoar a nossa atuação”, esclareceu.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento do município, Oriá Fernandes, também ficou satisfeito com os encaminhamentos da reunião. “Temos a maior exploração zootécnica do Ceará. Então, fazer um trabalho junto com a universidade contribui muito para o setor produtivo da região”, disse.

De Fortaleza,
Carolina Campos (com informações da Unilab)