Cuba e Costa Rica fortalecem relações bilaterais

Os chanceleres de Cuba e Costa Rica, Bruno Rodríguez e Enrique Castillo, respectivamente, expressaram nesta quinta-feira (10) a vontade dos dois governos de impulsionar os vínculos em vários setores do desenvolvo socioeconômico.

Rodríguez recebeu na sede do Ministério de Relações Exteriores de Cuba a Castillo, que desde a última quarta-feira (9) faz uma visita oficial de três dias para estreitar as relações diplomáticas restabelecidos em 2009.

De acordo com o titular anfitrião, a visita potenciará os vínculos bilaterais e permitirá identificar novas áreas de intercâmbio cultural, econômico, cientista e esportivo. "Estou seguro de que se estabelecerão as bases de cooperação que serão úteis para ambos países", apontou.

Para o ministro cubano de Relações Exteriores, há potencialidades para fortalecer os laços, como a experiência de Costa Rica na produção informática e eletrônica, e a acumulada pela ilha caribenha na investigação médica e a elaboração de produtos de última geração nas áreas farmacêutica e biotecnológica.

Rodríguez agradeceu, ademais, a tradicional postura de San José a favor da liberdade de comércio e navegação, considerando os obstáculos nesse sentido que representa o bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto a Cuba por Estados Unidos durante mais de meio século.

Por sua vez, o chanceler de Costa Rica baseou sua visita no processo empreendido em 2009, quando se restabeleceram os nexos diplomáticos. "Temos tido uma sucessão de encontros em Havana e San José, que têm possibilitado acordos e entendimentos em matéria de saúde, esporte e cultura", disse.

Segundo Castillo, sua estância permitirá levar mais adiante a cooperação e a aproximação atingidos. Ambos servidores públicos destacaram as relações históricas entre os dois países, expressada na vinculação com as lutas independentistas e a presença de cubanos em Costa Rica. 

Fonte: Prensa Latina