Centro de alerta de desastres naturais será instalado na Bahia

A Bahia vai ganhar seu primeiro Sistema de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, que gerencia as informações hidrológicas, meteorológicas e geotécnicas de diversas fontes e emite alertas sobre a possibilidade de ocorrências de desastres. O Centro de Monitoramento de Alerta de Desastres do Estado (Cemaden) será construído com recursos dos governos federal e estadual.

“Esta ação é estratégica para o estado, face ao esperado agravamento dos fenômenos climáticos, decorrentes do aquecimento global do planeta. O que se constata é que esses fenômenos extremos vêm acontecendo com maior quantidade e maior intensidade”, explicou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti), Paulo Câmera, ao site oficial do Governo. A secretaria vai coordenar o centro, que funcionará no Centro Integrado de Gestão de Emergências.

 
Câmera defende que a instalação do sistema na Bahia é de extrema importância, pois vai desenvolver, testar e implementar um sistema de previsão de ocorrência de desastres naturais em áreas suscetíveis de todo o estado. “O foco principal está na prevenção, para antecipar crises e minimizar os esforços de recuperação”, completa.

O centro baiano também estará integrado aos bombeiros, Samu 192, polícia e defesa civil, órgãos ligados à segurança da população. Além disso, para reforçar as ações, a Bahia receberá do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação um radar destinado ao monitoramento meteorológico, um importante instrumento de ação para prevenção dessas ocorrências extremas.

De Salvador,
Erikson Walla
*Com Secom-BA