Bloco Sintazul apoia a cultura popular do Estado

O projeto SINTAZUL 2013 é uma ação cultural de comunidade, que a 16 anos leva as ruas da cidade a alegria de reviver os antigos carnavais, com poesia e muito saudosismo. Este ano irá reafirmar a participação nos principais pólos do carnaval de Pernambuco ampliando o número de participantes da comunidade.

O SINTAZUL levará as ruas o tema “Frevo no peito e Geninha no coração”, uma alusão a importância do exame de mama, uma vez que as mulheres com faixa etária acima de 40 anos são predominantes neste tipo de agremiação. O objetivo é oportunizar o período de carnaval pra levar ao público também o trabalho educativo. Outro fator preponderante será a homenagem a Geninha da Rosa Borges, atriz Pernambucana que aos 90 anos continua em atividade, considerada a matriarca do teatro.

Por ser um grupo de cultura popular, oriundo do trabalho comunitário, com maioria dos seus componentes desprovidos de recursos financeiros para participarem do carnaval oficial, nosso projeto pretende ampliar sua rede de colaboradores, para subsidiar figurino desses componentes da comunidade. Irá também garantir a Infraestrutura e logística do bloco. Sem apoio dos grandes patrocinadores e sem o incentivo merecido das politicas públicas corremos o risco de não poder participar do carnaval 2013. O SINTAZUL pretende através da ajuda dos apoiadores, confeccionar camisas como produto cultural a serem vendidas pelos componentes subsidiando o figurino dos mesmos, pretende-se também garantir renda(cachê) aos músicos da comunidade participantes da orquestra do bloco como forma de incentivo ao trabalho coletivo e sustentável.

Saiba Mais

O Bloco Lírico SINTAZUL foi formado por artistas, formadores de opinião e profissionais liberais em 1996. Iniciativa da Associação Cultural Cidade do Paulista é uma das principais Agremiações e pioneira no estilo Frevo de Bloco na cidade, constituído por uma orquestra de pau e cordas acompanhado de coral feminino e componentes fantasiados e mascarados.

Quem realiza esta iniciativa?

Associação Cultural Cidade do Paulista – ACCP. organização autônoma, sem fins lucrativos, fundada em 1994, tomando personalidade jurídica em 1997, formada por artistas e formadores de opinião, desenvolve ações de incubadora cultural aos grupos da cidade do Paulista/P, fomenta o trabalho coletivo e ampliando as atividades dos grupos nas comunidades com o incentivo a criação de novos grupos e agremiações culturais, para o resgate e preservação da cultura popular, participante ativa das questões que envolvem a qualificação e capacitação do artista local como.
O desenvolvimento cultural só seria possível com o viver integral da cidadania cultural.

Veja os Links

www.facebook.com/pages/Bloco-Lirico-Sintazul/515645248455381
sintacarnaval.blogspot.com.br/