Produção de café da Colômbia cai 1% em 2012

A produção de café da Colômbia teve forte aumento em dezembro, mas o total produzido pelo país em 2012 foi menor do que o do ano anterior. O motivo foi o clima desfavorável às lavouras e o programa de renovação de plantações que demorou para gerar resultados.

No mês passado, a Colômbia produziu 904 mil sacas de 60 quilos, crescimento de 23% ante as 735 mil sacas de dezembro de 2011, de acordo com dados divulgados pela Federação Nacional de Produtores de Café (Fedecafe). Em 2012, a produção colombiana somou 7,74 milhões de sacas, redução de 1% em relação ao total colhido um ano antes.

No que se refere às exportações, os embarques de dezembro totalizaram 829 mil sacas, diminuição de 3% na comparação com igual mês de 2011. As vendas externas de 2012 somaram 7,21 milhões de sacas, 7% abaixo do exportado no ano anterior.

A Fedecafe disse que espera aumentar a produção em 2013, porque o programa de renovação das plantações deve seguir melhorando a qualidade do café colhido. Segundo a federação, cafeicultores também planejam reduzir custos de produção por meio da tecnologia.

O executivo-chefe da Fedecafe, Luis Genaro Muñoz, disse, em comunicado, que o setor também depende de o banco central da Colômbia fazer mais para impedir a valorização excessiva do peso colombiano, que subiu 8% em relação ao dólar no ano passado. O fortalecimento do peso torna mais difícil para os exportadores de café da Colômbia competirem nos mercados globais (US$ 1 = 1.772,50 peso colombiano).

Fonte: G1