Maioria dos israelenses apoia um Estado palestino

A maioria dos israelenses apoia a criação de um Estado palestino, segundo uma pesquisa realizada pelo jornal israelense Hayom, divulgada nesta sexta-feira (4). Os entrevistados, no entanto, não têm esperanças de que se chegue a um acordo de paz.

O jornal perguntou a mais de 800 pessoas se elas apoiavam ou se opunham à ideia de dois Estados para dois povos, com a criação de um Estado palestino junto a Israel.

Quase 54% dos consultados são a favor da ideia, enquanto 38% a rejeita. Os demais não quiseram responder. A margem de erro é de 3,4 pontos percentuais.

No sentido negativo da pesquisa, 54% consideram que um acordo de paz com os palestinos é "impossível" e 55% não acreditam que o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, seja um “sócio para a paz”.

Os consultados também estão divididos sobre a construção de colônias ilegais nos territórios ocupados. No total, 43,4% apoiam e 43,5% são a favor de que se paralise a construção.

Três partidos de direita israelense, entre eles dois que poderão fazer parte do próximo governo depois das eleições do dia 22, pensam seriamente em anexar uma parte da Cisjordânia.

As pesquisas dão como vencedor a coalizão de direita do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, Likud-Israel Beitenu, mas com uma margem estreita, o que dificultaria as negociações para formar o governo.

Com agências