Índia enviará sonda a Marte em outubro

A Índia trabalha a passos largos para enviar em outubro deste ano uma sonda a Marte com o propósito de estudar a atmosfera desse planeta e buscar elementos que possam sustentar vida em sua superfície.

"Estamos fazendo um grande esforço e esperamos dar início à missão em meados de outubro", anunciou nesta sexta-feira (4) o chefe da expedição, J. N. Goswami, ao intervir no Congresso Indiano de Ciências, na cidade de Kolkata, antiga Calcutá.

Assinalou que ainda que pelo momento a missão não tenha nome, "propõe-se como objetivo muito específico estudar a atmosfera de Marte e explorar coisas que não foram antes rastreados por outros países".

Com um peso de 1,4 toneladas, a nave levará cinco instrumentos sofisticados de pesquisa e, para sua propulsão, a Organização Indiana para a Investigação Espacial (ISRO) utilizará o PSLV-XL, um foguete cuja eficiência foi demonstrada em operações anteriores.

O lançamento será a partir do porto espacial da ISRO em Sriharikota, no estado de Andhra Pradesh ao sul, confirmou o também diretor do Laboratório de Investigações Físicas da cidade de Ahmedabad.

Em 15 de agosto do ano passado, nas festividades do Dia da Independência, o premiê Manmohan Singh anunciou oficialmente que a nação do sudeste asiático pretendia enviar uma sonda ao planeta vermelho com o objetivo de "recolher informação científica importante".

A Índia seria o sexto país em empreender um esforço dessa natureza depois dos Estados Unidos, Rússia, Europa, Japão e China.

A entrada do artefato na órbita de Marte deverá tomar uns 300 dias, depois do qual estudaria o clima, a geologia, a origem, evolução e sustentabilidade da vida nesse planeta.

Fonte: Prensa Latina