Hemoce intensifica ações de coleta de sangue em praças e shopping

A partir desta segunda-feira, 7, até quinta-feira, 10, equipes do Hemoce vão estar na Praça do Ferreira, das 8 às 16 horas, para coletar sangue na tentativa de regularizar o estoque que nesse período de férias sofre redução.

Segundo a coordenadora de captação, Nágela Lima, tradicionalmente na época das férias o número de doadores que costumam viajar, aproveitando férias escolares dos filhos e também do trabalho, cai em 30%. “Paciente não tira férias”, comenta ela, observando a responsabilidade do Hemoce em manter um estoque permanente de sangue para atender as necessidades dos hospitais.

Na sexta-feira, 11, o Hemoce vai a outra praça de Fortaleza. As equipes de captação estarão também das 8 às 16 horas na Praça Luiza Távora, mais conhecida como Praça da Ceart na Avenida Santos Dumont, 1589. “Vamos estar onde tem mais gente circulando porque temos mais possibilidade de doação e de captação”, afirma Nágela Lima. Outro local de grande circulação de pessoas são os shoppings. Nesta quinta-feira, 3, e sexta-feira, 4, o endereço da doação e da coleta de sangue é o do Shopping Benfica, na Avenida Carapinima. Numa parceria com o shopping, o Hemoce lançou a campanha de férias, intitulada “Não dê férias a solidariedade, doe sangue”. Horários da solidariedade: 10 às 17h e de 14h às 20h, respectivamente.

A doação não traz danos para o doador. O sangue doado é reposto pelo próprio organismo em até 24 horas. A quantidade de sangue coletada é de aproximadamente 450ml, ou seja, menos de 10% do volume em circulação no corpo. ¨Logo após a doação o organismo começa a trabalhar para compensar a quantidade retirada, que volta a ser o mesmo e outros fatores e células do sangue estarão em níveis anteriores à doação em alguns dias, informa Nágela Lima.

Ela lembra que a Hemorrede do Estado, composta por unidades no Crato, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral, desde o início de outubro deste ano atende 100% da demanda de fornecimento de hemocomponentes em todo o território estadual. Atualmente, o Hemoce atende a 167 hospitais públicos, 105 hospitais privados com leitos SUS contratados, 28 hospitais privados sem leitos SUS contratados e 64 agências transfusionais.

Quem pode doar sangue

– Homens e mulheres entre 16 e 67 anos. Jovens de 16 e 17 anos podem doar com a autorização dos pais ou do responsável legal. O doador deve pesar mais de 50 quilos.

Deve apresentar documento com foto válido em todo o território nacional, como carteira de identidade ou habilitação de motorista.

Fonte: Sesa