ELN pede que militares colombianos valorizem diálogo de paz 

O líder máximo do Exército de Libertação Nacional (ELN), Gabino Rodríguez, pediu ao Exército que trabalhe pela paz e valorize o diálogo entre o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Em um vídeo difundido na página oficial do ELN, Rodríguez destacou que devem trabalhar e respaldar a paz aqueles que "têm apoiado e desenvolvido a guerra". O líder do ELN lembrou que militares e policiais sofrem com o conflito armado da mesma forma que a guerrilha e a população.

Rodríguez chamou todos os militares do país a pensar em uma Colômbia onde existam a reconciliação e a fraternidade."É hora de se dar conta de que é preciso trilhar os caminhos da paz”, disse. Também chamou os intelectuais para  participarem ativamente do processo. 

O ELN tem reiterado sua disposição de incorporar-se à mesa de diálogo entre as Farc e as autoridades colombianas. Interrogado a respeito, o presidente Juan Manuel Santos mostrou-se aberto a essa possibilidade, porém afirmou que cada coisa tem seu momento e que quando esse momento chegar será anunciado.

Veja o especial do Vermelho sobre os Diálogos de Paz aqui

Com Prensa Latina