Governo boliviano projeta nova base antidrogas em Cochabamba

Depois dos resultados positivos da instalação de uma base antidrogas em Santa Fé de Yapacaní, o governo boliviano informou nesta quarta-feira (2) disse que será instalado outra em Ayopaya. Segundo o jornal La Razón, o ministro Carlos Romero assegurou que foi uma boa ideia a instalação de uma base antinarcóticos em Santa Fé de Yapacaní, província Ichilo, no ocidental departamento de Santa Cruz.

O posto da Unidade Móvel de Patrulha Rural (Umopar) instalou-se porque a produção de cocaína cresceu na zona nos últimos anos. Em 2010, nessa província confiscaram 847 quilogramas de substâncias controladas, em 2011 foram cinco mil 94 quilos e cinco mil 993 entre janeiro e setembro de 2012.

A base foi inaugurada no dia 9 de outubro e a partir desse momento destruíram-se 107 fábricas de cocaína em San Germán, Yapacaní, O Palmar, Novo Horizonte e comunidades arredores, zonas vermelhas do narcotráfico segundo Romero.

Foi uma boa ideia localizar a base policial em Santa Fé, conseguimos sentar uma presença e um controle muito forte nessa zona, há que instalar agora em Ayopaya, no central departamento de Cochabamba, porque esse é outro problema, ressaltou Romero.

Em agosto de 2012, a Força Especial de Luta Contra o Narcotráfico (Felcn) detectou e destruiu 30 fábricas móveis de droga na comunidade Maravilhas dessa província cochabambina, onde encontraram plantações de coca próximo de cada fábrica.

Dados da Força de Tarefa Conjunta (FTC) dão conta de que em 2012 se erradicaram 72 hectares de coca ilegal no município de Cotapata, província de Ayopaya.

O vice-ministro de Defesa Social, Felipe Cáceres, revelou que detectaram plantações ilegais de coca inclusive em Tiquipaya, Cochabamba; no parque Amboró e o setor do Vale Grande, Santa Cruz e em zonas auríferas de La Paz.

Durante o ano de 2012 a Felcn capturou 36 toneladas de cocaína e 814 de maconha, destruíram 37 laboratórios de cristalização, 38 de reciclagem e quatro mil 385 fábricas.

Fonte: Prensa Latina