Operação militar contra Farc mata 13 guerrilheiros

Pelo menos 13 guerrilheiros morreram durante uma operação do governo colombiano contra a frente 5 das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em Chigorodó, cidade localizada no departamento de Antioquia.

A informação foi confirmada pelo presidente do país, Juan Manuel Santos, em sua conta do Twitter. A Força Aérea da Colômbia (FAC) informou por meio de um comunicado que a operação, realizada durante a madrugada de segunda-feira (31) conjuntamente com a Polícia Nacional, tinha a finalidade de combater um acampamento "que posteriormente foi neutralizado por aviões de combate".

Entre os integrantes das Farc mortos existiam sete homens e seis mulheres. Foram apreendidas uma escopeta, doze fuzis e vários documentos da organização. Além disso, segundo o comunicado, uma guerrilheira que ocupava o segundo posto de comando na frente 5, identificada como "Mayerli", ficou ferida durante a operação. 

Diálogo de Paz

As Farc e o governo iniciaram em outubro do ano passado um diálogo para colocar fim ao conflito e garantir uma paz duradoura, mas no roteiro do processo está estabelecido que só haverá cessar-fogo quando for alcançado um acordo final. A guerrilha declarou um cessar-fogo unilateral para a temporada natalina.

Com Portal Terra