UPA da Praia do Futuro atende urgência odontológica dia e noite

A dor de dente pode aparecer em qualquer hora do dia ou da noite. Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) da Praia do Futuro, construída pelo governo do Estado com apoio do Ministério da Saúde, o atendimento às urgências e emergências odontológicas também é de dia e de noite. Lá, além de médicos para assistência a adultos e crianças, há sete cirurgiões dentistas. Atendem até de madrugada e nos fins de semana e feriados, como o do natal e do ano novo.

O alívio da dor de dente é apenas um dos serviços oferecidos na UPA 24 horas da Praia do Futuro, que fica na Rua Júlio Silva, 440, próximo a creche Dom Aloísio Lorscheider. Também são resolvidos problemas de hemorragias gengivais e após extração do dente, dor após extração dentária e ainda casos de traumas dentários provocados por quedas, acidentes ou outras causas. Na rede de assistência da saúde pública do Estado, mais duas unidades realizam atendimento de urgência e emergência sem parar, durante 24 horas: CEO Centro, na Rua 24 de Maio, 288, e no CEO Joaquim Távora, na Rua Monsenhor Bruno, 2570.

Assistência médica

Na assistência médica, foram realizados 77.205 mil atendimentos na UPA 24h da Praia do Futuro até o último dia 20. Foi a primeira unidade de Fortaleza inaugurada pelo governador Cid Gomes e o secretário da saúde, Arruda Bastos, no dia 22 de março deste ano. Há outras três funcionando no Autran Nunes, em Messejana e no Canindezinho. No total, as quatro UPAs 24h fizeram 327.732 atendimentos. Mais duas estão sendo instaladas e em fase avançada. No Conjunto José Walter 90% dos serviços de instalação da UPA já estão concluídos e no Conjunto Ceará com cerca de 70%.

As UPAs são unidades intermediárias entre as Unidades Básicas de Saúde e os hospitais. Prestam atendimento resolutivo e qualificado aos pacientes acometidos por quadros agudos ou agudizados de natureza clínica. Realizam o primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica e de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial. Para encaminhamento ou não a serviços hospitalares de maior complexidade. Mantém pacientes, em casos que exigem observação, por um período de até 24 horas no leito para elucidação do diagnóstico e/ou estabilização clínica.

Fonte: Sesa