Partido Comunista de Vietnã enfatiza economia coletiva

O secretário geral do Partido Comunista do Vietnã (PCV), Nguyen Phu Trong, tem enfatizado a necessidade de renovar, desenvolver e tornar o setor econômico coletivo mais eficiente.

O dirigente vietnamita Nguyen Phu Trong

Uma nota oficial realçou as conclusões a que o dirigente partidário chegou em uma reunião do Burô Político do PCV, ocorrida nesta sexta-feira (21), em Hanoi, para avaliar os primeiros 10 anos do plano adotado para melhorar economia coletiva.

A realidade tem provado, disse ele, que as cooperativas são necessárias e a cooperação é indispensável para a economia, constituindo uma demanda objetiva e um requerimento da vida.
Assinalou que no entanto esse setor ainda não tem conseguido atingir as metas da resolução adotada a respeito pelo Partido. Para ele, essa deficiência deve-se entre outras razões às limitações sobre o entendimento da economia coletiva e a diferentes pontos de vista sobre seu desenvolvimento.

O Vietnã tem hoje cerca de 9.650 cooperativas e 54 uniões de cooperativas, que têm contribuído para impulsionar o desenvolvimento econômico e melhorar a vida social, especialmente nas zonas rurais. Essas organizações de produção têm gerando empregos para seus 10 milhões de membros e para ao redor de outros dois milhões de trabalhadores. Várias formas de relações de produção convivem no país, que constrói o socialismo com os recursos estratégicos controlados pelo Estado, associações acionistas mistas e segmentos de produção e serviços privados.

Fonte: Prensa Latina