Trabalhadores da Randon paralisam as atividades por uma hora

 O Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região realizou assembleia hoje pela manhã, 17 de dezembro, com os trabalhadores do Grupo Randon. Cerca de 6 mil trabalhadores paralisaram as atividades por cerca de uma hora. 

assembleia randon - Divulgação

A mobilização teve como motivação protestar contra as declarações de um dirigente da empresa, que recentemente ao anunciar a instalação de uma fábrica em Araraquara (SP), colocou a culpa desses investimentos fora da cidade nos trabalhadores, acusando a categoria metalúrgica e seu sindicato de “terrorista” e de fazer “ações ilegais”, referindo-se à greve e aos fatos ocorridos no 12 de fevereiro de 2010.

Conforme o presidente em exercício do Sindicato dos Metalúrgicos, Leandro Velho a declaração do dirigente destoa o respeito mútuo que deveria haver em relação entre empresa e sindicato. “Esta postura não combina com a democracia e não reconhece o papel social do Sindicato, além disso, é direito assegurado na Constituição que os trabalhadores podem se manifestar. Desrespeitando a entidade estão automaticamente desrespeitando os trabalhadores”. Velho destacou ainda que, a entidade não é contra o desenvolvimento das empresas e aos investimentos. “Não somos contra o crescimento das empresas, somos contra o desenvolvimento às custas do trabalhador. Não podemos permitir que se façam altos investimentos e ao mesmo tempo o trabalhador seja desrespeitado.”

Durante a assembleia o presidente em exercício salientou que conversou com o sindicato da categoria em Araraquara e que não há acordo algum com a Randon. “A luta dos trabalhadores é universal, tanto aqui, quanto lá os direitos dos metalúrgicos serão exigidos pelos representantes da categoria. A Randon tem muitos problemas, é a empresa que mais tem processos trabalhistas na cidade. É por isso que o sindicato precisa estar presente e lutando pelos trabalhadores.”

A tarde será realizada mais uma assembleia, agora com os trabalhadores do segundo turno.

12 de Fevereiro

No dia 12 de fevereiro de 2010 ocorreu uma mobilização justa dos trabalhadores da empresa frente ao desrespeito na PLR que apresentava um valor ínfimo de R$ 70. A greve foi decisão dos trabalhadores com o apoio do sindicato, diante da postura intransigente e antidemocrática da empresa, que se negava a negociar. Porém, uma interferência autoritária da polícia militar, chamada pela empresa, fez com que aquele movimento pacífico terminasse com trabalhadores e dirigentes sindicais sendo barbaramente agredidos e presos. Aquele fato gerou comoção nacional e até um pronunciamento do Ministério do Trabalho.

Fonte: Sindicato Metalúrgicos Caxias do Sul