Balanço das eleições é positivo e resultado sai amanhã, 18

O Distrito Federal realizou, neste domingo (16), a primeira eleição geral, em três etapas, para todos os 165 conselheiros e 165 suplentes são eleitos em um único pleito com prova de conhecimento, comprovação de experiência e voto popular. É a primeira vez também que se usa tablet como urna eletrônica.

Balanço das eleições é positivo e resultado sai amanhã, 18

Apesar de problemas técnicos pontuais ocorridos em algumas seções, o processo prosseguiu tranquilo e com boa adesão da população durante todo o domingo.

Das 31 regiões administrativas do DF, apenas quatro tiveram problemas em algumas seções. Todos os problemas foram registrados. Ao final da eleição, a Comissão Especial Eleitoral fará o balanço mais aprofundado. A expectativa é que o resultado final dos candidatos eleitos seja conhecido até terça-feira (18/12).

"Esta é a primeira eleição em que fizemos um novo processo de escolha de conselheiros tutelares. Foram três etapas: a primeira teve prova de conhecimento; a segunda, comprovação de experiência; e, a terceira, com o voto popular. Temos 1.506 urnas, 156 escolas. Obviamente, um processo deste tamanho tem problemas localizados que foram resolvidos ao longo do dia. No geral, houve uma boa participação da comunidade", disse a secretária da Criança, Rejane Pitanga.

Fiscalização e modelo

Além da fiscalização do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), a eleição foi acompanhada de perto pela secretária Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SNPDCA/SDH/PR), Angélica Goulart. Segundo ela, a experiência da capital federal servirá de modelo para as eleições gerais e unificadas para conselheiro tutelar em todo o País prevista para outubro de 2015.

Angélica Goulart se disse impressionada com a estrutura que a Secretaria da Criança montou para viabilizar esta eleição nos parâmetros de qualidade que pretendeu oferecer à cidade. "Na verdade, vocês não contaram com a participação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e tiveram de contratar uma empresa, o que faz com que a secretária da Criança mobilizasse um contingente de pessoas para poder estar muito presente porque são essas pessoas que estão coordenando e se responsabilizando pelo resultado dessas eleições", disse a secretária da SDH/PR.

Segundo ela, ao se verificar o movimento dos funcionários da Secretaria da Criança para garantir um resultado final positivo, surgiu a ideia de que a eleição geral unificada para conselheiro tutelar prevista para 2015 terá de ter a participação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos TREs. "Essa é uma possibilidade, um pensamento que nasceu aqui hoje. A partir desta experiência vamos pensar numa proposta na eleição unificada nacional com a assinatura de um termo de cooperação com o TSE, envolvendo os Tribunais Regionais", afirmou.