Câmara e Senado rendem homenagem a Aloisio Teixeira

O Senado Federal e a Câmara dos Deputados realizaram, na sexta-feira (14), sessão solene conjunta para homenagear o ex-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Aloisio Teixeira. O ato, feito a pedido da deputada federal Jandira Feghali e do senador Lindbergh Farias (PT/RJ), concluiu a semana de homenagens ao educador.

O filho de ex-reitor, Carlos Teixeira, de 27 anos, fez um dos discursos mais emocionantes durante o evento. O jovem lembrou um dos ensinamentos do pai: “Meu pai era um grande educador, um grande marxista e um grande orador. Aliás, um dos melhores oradores que já conheci. Um de seus ensinamentos era que devêssemos ter coragem sempre para lutar por nossos ideais e não ceder. Falar sobre ele e tão bem quanto ele é muito difícil, mas estou aqui”, discursou.

O atual reitor da universidade, Carlos Levi, defendeu a diversidade na vida e obra de Teixeira: “Sempre atuante defensor da instituição de ensino pública, Aloisio protegia a democracia e lutava por dar maior acessibilidade à universidade”, disse. O professor Ivan Camarago, representando a reitoria da Universidade Nacional de Brasília (UnB), reiterou a força do ex-reitor na educação do país: “Ele criou parâmetros que foram disseminados no Brasil e deu grande contribuição à Educação”, apontou.

Uma das autoras da homenagem, Jandira, muito emocionada, lembrou das características do amigo de mais de vinte anos: “A paixão pelas artes, pela família, pela ‘boa mesa’ e pelo Botafogo”, disse, pontuando a dissociação dos níveis de educação: “Era impossível, para ele, separar ensino Médio, de Fundamental e Superior. Eram níveis que tinham que caminhar juntos”.

Ainda segundo a parlamentar, um dos fortes ideais de Teixeira era fazer com que o cidadão desenvolvesse protagonismo na sua própria história: “Como educador, ele foi fundamental ao gerar protagonismo nos indivíduos, através da educação, da arte, da cidadania”, e concluiu: “Aloisio, estaremos sempre com você, na sua luta! Aloisio, presente!”, exclamou.

A mãe do ex-reitor, Iracema Teixeira, agradeceu a execução do ato e chamou a atenção para a defesa da memória de Aloisio: “É muito injusto o que estão fazendo com a memória de Aloisio para tentar denegrir a universidade pública. Por isso, digo, é uma honra estarmos reunidos aqui celebrando seu nome”, disse.

A sessão contou ainda com a participação do vice-reitor da UFRJ, Antonio Ledo e de familiares e amigos de Aloisio Teixeira.

Fonte: Portal SigaJandira