Documentário sobre Emiliano Zapata (MST) é lançado nesta sexta

Documentário sobre o Pré-Assentamento Emiliano Zapata (MST), “Resistência por Dignidade”, será lançado nesta sexta-feira (14), durante evento da TV Comunitária (TVCom) de Ponta Grossa, às 19h, na sede do Sindicato dos Professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (SindUEPG).

Em 26 minutos, o documentário retrata a luta da comunidade pela ocupação da terra e a defesa pela agroecologia desde 2003 aos dias atuais, no contexto do embate nacional pela reforma agrária. O trabalho resulta da parceria entre os integrantes do Pré-Assentamento do MST e a Agência de Jornalismo da UEPG.

O trabalho de produção (roteiro e filmagens) e edição envolveu estudantes e professores de Jornalismo da UEPG e membros do Emiliano Zapata. O integrante da comunidade, Célio Rodrigues, ressalta a importância do trabalho: “O documentário é um material didático que nos ajuda mostrar a luta pela terra e divulgar a nossa produção na agroecologia, além de reforçar a ideia de que uma sociedade diferente é possível”.

A professora Hebe Gonçalves destaca a parceria entre o Curso de Jornalismo e o Emiliano Zapata: “Esta aproximação tem possibilitado um contato muito rico para todos nós. A comunidade Emiliano Zapata já possui uma parceria forte com o Curso de Jornalismo através de outros projetos, como o Portal Comunitário, que contribui para a realização de um trabalho de comunicação das atividades do Pré-Assentamento. A intenção de produzir o vídeo resulta desta forte aproximação”.

A estudante Rafaela Serrato, que participou da produção e edição do documentário, reforça a importância da proposta: “O trabalho nos permite conhecer melhor o grupo, além de possibilitar mais uma experiência na produção de documentários. É sempre um aprendizado“.

O lançamento do documentário ocorrerá durante a atividade festiva das entidades parceiras da TV Comunitária (TVCom) de Ponta Grossa. Posteriormente, o vídeo será exibido pela TVCom, veiculada em sinal a cabo local.

Fonte: Cultura Plural