Vanessa Grazziotin defende Lula de acusações de Marcos Valério 

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) defendeu, em discurso no Plenário nesta terça-feira (11), o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, das acusações que teriam sido feitas pelo publicitário Marcos Valério em depoimento à Procuradoria Geral da República (PGR) de que Lula teria recebido dinheiro do esquema do “mensalão”.

“A forma como matérias vêm sendo publicadas parece uma tentativa insana de tentar envolver o ex-presidente nas denúncias a qualquer custo”, reclamou a senadora, sobre a matéria publicada nesta terça-feira pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Ela disse ainda que “não seria prudente tomar declarações de alguém que acaba de ser condenado pela Justiça”, lembrando que os órgãos que tomaram os depoimentos – Ministério Público e Supremo Tribunal Federal – vieram a público dizer que usaram de cautela para interpretar Marcos Valério, uma vez que, ao denunciar, ele buscava proteção de testemunha e delação premiada.

Com base no depoimento do operador do chamado “mensalão” Marcos Valério, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a mais de 40 anos de prisão pelo envolvimento no esquema, Lula teria recebido quase R$ 100 mil para pagar despesas pessoais em 2003. O publicitário teria procurado o Ministério Público em busca de redução para sua pena, em razão da delação premiada.

Fonte: Agência Senado