ONU reitera denúncia contra assentamentos israelenses

"A construção de assentamentos israelenses na denominada zona E-1 será um golpe fatal às reduzidas possibilidades de uma solução de dois estados no Médio Oriente", afirmou hoje o titular da ONU, Ban Ki-moon.

O secretário geral da organização mundial expressou profunda preocupação pela autorização outorgada pelo governo de Israel para edificar três mil novas unidades de colonos em Jerusalém oriental e outras partes da Cisjordânia.

"Esses assentamentos são ilegais diante da lei internacional", insistiu o responsável pela ONU em uma mensagem a uma reunião internacional de solidariedade com os prisioneiros palestinos e árabes em cárceres das autoridades ocupantes israelenses, que ocorre em Bagdá.

As unidades habitacionais autorizadas por Tel Aviv serão levantadas em Gilo, Pisgat Zeev, Ariel e Gush Etzion, na chamada zona E-1, e isolarão a oriental Jerusalém das cidades de Ramalá e Bethlehem.

O máximo responsável pela ONU informou a decisão da Assembleia Geral de outorgar à alestina o status de Estado observador na organização, mas reiterou a necessidade de retomar as negociações entre ambas as partes.

Por outro lado, alertou sobre a situação dos palestinos encarcerados nos centros israelenses, onde ainda existem 4,6 mil presos, entre eles 200 menores de idade.

A respeito, mencionou 210 palestinos submetidos ao regime de detenção administrativa, o qual só pode se aplicar em circunstâncias excepcionais e por curtos períodos de tempo.

Também denunciou os casos de confinamento solitário existentes nos cárceres israelenses, inclusive de meninos palestinos, e demandou o fim de seu isolamento.

Fonte: Prensa Latina