Banda Larga: Telebras ativa fibra óptica para nove estados

A Telebras informou nesta quinta-feira (6) que ativou 4,6 mil quilômetros da rede de fibras ópticas para interligar nove Estados da região Nordeste a Brasília. A nova rede vai ampliar a oferta de serviços do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) e atender a demanda por infraestrutura para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014.

O projeto envolve dois trechos que levarão serviço de conexão à internet a cerca de 20 milhões de moradores de 51 cidades e três regiões metropolitanas, por meio de provedores regionais interessados em participar do programa.

O primeiro trecho vai interligar Brasília (DF), Palmas (TO), Imperatriz (MA), Teresina (PI), Sobral (CE), Fortaleza (CE) e região metropolitana. De Fortaleza sai o segundo trecho, passando por todo o litoral nordestino: Mossoró e Natal (RN), João Pessoa e Campina Grande (PB), Recife (PE) e região metropolitana, Aracaju (SE), Salvador (BA) e região metropolitana.

Com a ativação, a rede de banda larga da Telebras pode chegar a 21 Estados, para atender mais de 600 municípios por meio dos provedores. Até o fim de 2013, a meta da empresa é atingir 1,5 mil municípios. A Telebras afirmou trabalhar há um ano no projeto, que está pronto para atender o PNBL com velocidade mínima de 2 Mbps (megabits por segundo), ao mesmo valor cobrado hoje para 1 Mbps (R$ 35, incluindo o ICMS). Nos Estados em que não há cobrança do imposto, o valor mensal é de R$ 29,90.

Para instalar a rede, segundo a empresa, foi preciso enfrentar a falta de terrenos adequados, de energia elétrica e licenciamento.

Fonte: Valor Econômico