Deputados prestam homenagem a Oscar Niemeyer

A líder do PCdoB na Câmara, deputada Luciana Santos (PE), lamentou a morte do arquiteto Oscar Niemeyer, aos 104 anos, na noite dessa quarta-feira (5). “Oscar Niemeyer é o símbolo da persistência de um sonho, pois em nenhum momento da sua vida ele deixou de acreditar no socialismo. A capacidade de imaginação dele atravessou mares e continentes, formando gerações e gerações de arquitetos e sonhadores. Para nós, comunistas, sua trajetória é um honroso marco na nossa luta.”

Ao contrário do senado, a Câmara dos Deputados não suspendeu os trabalhos em luto pela morte do arquiteto, mas antes de iniciar as votações, na manhã desta quinta-feira (6), fez um minuto de silêncio. A homenagem foi solicitada pelo deputado Pauderney Avelino (DEM-AM): “Eu solicitaria a esta Presidência que nós fizéssemos um minuto de silêncio em homenagem à memória daquele que foi o maior arquiteto brasileiro, Oscar Niemeyer”.

O pedido provocou a fala de muitos parlamentares, de todos os partidos e ideologias, sobre o arquiteto. A deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), que presidia a sessão, disse que “eu acho que todos se sentem abatidos com a morte de uma pessoa que disse a seguinte frase: A vida é um minuto, e se deve vivê-la com solidariedade”.

O deputado Roberto Freire (PPS-SP) disse que “pode-se contestar o que quiser, nunca a criatividade, nunca o gênio de Oscar Niemeyer”.

Um comunista

Os parlamentares do PCdoB enalteceram não apenas a genialidade e criatividade artística, mas a ideologia de Niemeyer. A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) declarou: "Niemeyer era mais que um nobre arquiteto, era um comunista de grandes lutas e de pensamentos honrados. Niemeyer era um homem do mundo, que criou a curva da arte nos prédios de concreto de inúmeras cidades com sua genialidade ímpar. O bravo Niemeyer que se foi, deixa, acima de tudo, o pensamento de que o sonho não pode morrer. Que viver com sonho é dar força e vigor aos nossos passos, na estrada da vida e das lutas sociais."

Chico Lopes (PCdoB-CE) se solidarizou com a família do Oscar Niemeyer. No Plenário da Casa ele disse “Brasília deve muito aos seus conhecimentos e a sua dedicação. Lembro a estória de Oscar Niemeyer, quando Juscelino perguntou quanto ele queria ganhar para fazer Brasília. Ele apenas disse: Quero ser funcionário da Novacap. Isto é um brasileiro que pensa o País.”

Logo que soube a notícia da morte do arquiteto, o mesmo Chico Lopes tuitou: “O céu ganhou um grande arquiteto e o mundo perdeu um grande comunista”.

De Brasília
Márcia Xavier