Catedral Militar regularizada

A partir de agora, a Catedral Militar do Brasil Rainha da Paz poderá ser estendida e ter o seu centro pastoral com salas e espaço para eventos em geral.

Até então, o terreno não era regularizado, e por isso, não possuía características urbanísticas estabelecidas. Após uma missa que aconteceu na igreja, nesta quarta-feira às 19h, o governador do Distrito Federal Agnelo Queiroz, sancionou o Projeto de Lei Complementar que define os parâmetros de uso e ocupação do solo da catedral.

"A área é administrativa, mas n tinha individualização do lote. Agora, a obra já pode começar. Qualquer iniciativa agora vai obedecer o padrão urbanístico do local e isso é segurança e estabilidade para toda a comunidade e para um ponto turístico como esse, muito importante para a nossa cidade", disse Agnelo Queiroz.

A lei sancionada nesta noite abrange aspectos como o percentual de área que pode ser construída no terreno, 55%, o número de pavimentos, um térreo mais dois subsolos optativos, a altura máxima de uma construção, 20 metros, incluindo caixa d’água, casa de máquinas, equipamentos de energia solar e demais instalações, além do lote ter que ter uma área verde mínima de 30% do total. Ainda segundo o GDF, a intervenção na parte de trás da catedral não fere o tombamento do Conjunto Urbanístico de Brasília.

De acordo com o governador, o problema da irregularidade ainda é comum na capital do Brasil. "Brasília estava abandonada pelos governos passados e, por isso, ainda há muitos lugares ilegais, como feiras, puxadinhos e templos religiosos. É bom ver a satisfação de uma comunidade em estar com sua vida regular. Agora é que estamos enfrentando estes problemas e dando resolução a cada um deles. Queremos que a cidade tenha estabilidade jurídica, pois isso ajuda o governo a manter a ordem de Brasília e a fiscalizá-la. Essa cultura de viver de invasão e irregularidades precisa mudar. Não se pode fazer tudo. Vamos fiscalizar, ter políticas públicas, regularizar o que for possível e buscar atender o povo para que as irregularidades não sejam mais praticadas", garantiu.