SP: Governo deve aprovar cotas para as universidades esta semana

 O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, deve aprovar nos próximos dias a proposta de cotas desenhada por USP, Unesp e Unicamp, que reserva 50% das vagas do vestibular a estudantes do ensino médio público.

O modelo prevê que esses 50% sejam divididos – 20% das vagas irão para calouros de escolas públicas selecionados para curso superior a distância, preparatório. Os outros 30% seriam preenchidos por meio de ações a serem escolhidas pelas universidades.

O sistema superior público do país mais de 80% dos alunos se formam no ensino médio público, mas eles são minoria nas universidades públicas – na USP, por exemplo, foram 28% dos aprovados na última seleção.

USP, Unesp e Unicamp só aceitam criar políticas para beneficiar os alunos da rede pública se for mantido o que chamam de "mérito acadêmico", ou seja, o estudante deve provar estar preparado para ocupar uma das vagas.

"Só descansaremos quando 88% das vagas forem para alunos de escolas públicas, negros, indígenas e pobres", disse o frei Davi Santos, coordenador da ONG Educafro, uma das entidades que mais pressiona as universidades.

Fonte: Folha de S.Paulo