Livro sobre a vida de Carlos Marighella é lançado em Salvador

A Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA) recebe, nesta terça-feira (04/12), o jornalista Mário Magalhães, que fará palestra sobre o seu novo livro Marighella – O guerrilheiro que incendiou o mundo (Companhia das Letras). O encontro acontece às 10h, no auditório da Facom, e é aberto ao público. Em seguida, acontece o lançamento do livro e a sessão de autógrafos. Já às 19h, o lançamento acontece na Livraria Cultura do Shopping Salvador.

Após nove anos de pesquisa, a biografia com mais de 700 páginas sobre Carlos Marighella chega a Salvador. De acordo com Mário Magalhães, foram entrevistadas 256 pessoas e consultadas mais de 70 mil páginas de documentos de arquivos públicos e privados de países como Rússia, República Tcheca, Estados Unidos, Paraguai e Brasil para a concepção da publicação.

Militante do Partido Comunista Brasileiro e um dos principais organizadores da luta contra o regime militar depois de 1964, Carlos Marighella nasceu em Salvador e morreu assassinado em 1969, em São Paulo, por agentes da Delegacia de Ordem Política e Social (Dops).

Em novembro deste ano, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, oficializou a anistia post mortem do guerrilheiro morto. Marighella já havia recebido o reconhecimento em e dezembro de 2011, durante a 6ª Sessão de Julgamento da Caravana da Anistia, realizada no Teatro Vila Velha, em Salvador. Na ocasião, o militante completaria 100 anos.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro