Enem é aplicado em unidades prisionais; 24 mil farão o exame

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado começou nesta terça-feira (4), e vai até amanhã (5), a ser aplicado nas unidades prisionais de todo o país. De acordo com informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), espera-se que cerca de 24 mil candidatos – adultos e menores privados de liberdade – participem do exame.

Hoje, primeiro dia do exame, os inscritos vão responder a questões de ciências humanas e ciências da natureza. Amanhã, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e matemática, além da redação, que representa 50% da nota total.

Os gabaritos serão divulgados até o dia 10 de dezembro, no portal do Ministério da Educação (MEC) . Os resultados finais só podem ser acessados pelo responsável pedagógico de cada unidade penitenciária.

Na edição tradicional deste ano, participaram do exame 4,175 milhões de candidatos nos 15.076 locais de provas em 1.615 municípios do país.

De acordo com o MEC, em 2002, primeiro ano em que a prova foi aplicada nas prisões, cinco estabelecimentos participaram. Em 2003 foram nove; em 2004, 50; no ano passado, 91. Ainda em 2005, dois sentenciados que cumprem pena em regime aberto no Paraná e no Distrito Federal obtiveram bolsas do ProUni (Programa Universidade para Todos) graças às notas obtidas no exame.

Fonte: Folha de São Paulo