CPMI da Mulher faz investigações no Pará

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga a violência contra a mulher realiza diligências e audiência pública no Pará nos próximos dias. É do Pará a cidade onde mais se mata mulheres no Brasil. O município de Paragominas ocupa a primeira colocação entre as 100 cidades mais violentas do país onde vivem mais de 26 mil mulheres. A taxa de homicídios de mulheres em Paragominas é de 24,7. 

Na quinta-feira (6), vão ocorrer diligências em órgãos de atendimento à mulher em situação de violência em Belém, além de reunião com o movimento de mulheres do estado. Na sexta-feira (7), a partir das 9 horas, acontece audiência pública para ouvir gestores públicos, representantes do Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública, e dos movimentos sociais. À tarde, deputadas e senadoras da CPI mista concedem entrevista coletiva.

Em funcionamento no Congresso Nacional desde fevereiro, a CPMI, presidida pela deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), tem como objetivo investigar a situação da violência contra a mulher no Brasil e apurar denúncias de omissão do poder público.

Violência no Pará

O Pará é o 4º estado do país em assassinatos de mulheres, com taxa de homicídios de 6,1 assassinatos para grupo de 100 mil mulheres, acima da média nacional, que é de 4,6. O primeiro nesse ranking é o estado do Espírito Santo (9,8), seguido por Alagoas (8,3) e Paraná (6,4).

Além de Paragominas, outras seis cidades paraenses aparecem na lista das 100 mais violentas para as mulheres. São elas: Ananindeua (taxa de 19,6), ocupando a 9º colocação; Tucurui (18,5%), 11ª; Redenção (16,1), 15ª; São Feliz do Xingu (11,7), 40ª; Novo Repartimento (10,2), 64ª; e Barcarena (10,1), na 65ª colocação.

Em Belém, capital do estado, a taxa é de 4,9 assassinatos para grupo de 100 mil mulheres. Número muito acima da média nacional, que é 4,6. A cidade é a 21ª entre as capitais do país com mais ocorrências de assassinatos de mulheres. Os dados são do Mapa da Violência 2012, elaborado pelo Instituto Sangari/Ministério da Justiça.

Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que a violência doméstica é a principal causa de lesões em mulheres de 15 a 44 anos no mundo.

Em seu plano de trabalho a comissão previu visitas aos estados mais violentos do Brasil para as mulheres, além dos quatro mais populosos do país. A CPMI já esteve no Distrito Federal e em 14 estados: Pernambuco, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Alagoas, Paraná, São Paulo, Bahia, Paraíba, Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Amazonas.

Fonte: Agência Senado