São Luís tem potencial turístico a ser explorado, afirma Flávio

Presidente da Embratur fala de promoção do turismo na capital maranhense em entrevista a O Imparcial

Flávio Dino - Embratur sensacional

Presidente da Empresa Brasileira de Tursimo (Embratur), Flávio Dino (Pc do B), afirma que São Luís tem um grande potencial para ainda ser explorado. Veja a entrevista exclusiva, que ele concedeu a O Imparcial:

O Imparcial – Como o senhor avalia a atual situação do turismo em São Luís? De que forma poderia superar a atual situação do turismo na capital?

Flávio Dino – Vejo um imenso potencial ainda pouco explorado. São Luís é uma cidade belíssima e única no mundo. Sua formação não possui igual no Brasil, o que sempre despertou interesse de historiadores. O resultado mais visível dessa formação heterogênea, aos olhos do presente, são a nossa cultura, a nossa comida, os prédios, ruas e becos de nosso centro histórico.

Infelizmente, no entanto, um diamante tão raro está pessimamente conservado. Os governos não se preocuparam com a recuperação deste cenário histórico, nem mesmo neste ano em que os olhos do Brasil e do mundo se voltaram a São Luís por seu quarto centenário. Infelizmente, a exposição nacional e internacional que a cidade teve este ano acabou revertendo-se em reportagens de grandes jornais sobre a deterioração de um Patrimônio da Humanidade reconhecido pela UNESCO, mas que não é cuidado pelos governos locais.

Na minha visão, o ponto de partida para melhorar o turismo do Maranhão é revitalizarmos e ocuparmos o centro histórico de São Luís, pois nossa capital é a porta de entrada do estrangeiro que chega ao nosso estado.

É possível incluir o Maranhão e São Luís na rota internacional de turismo?

Com toda a certeza. Tanto São Luís em específico quanto todo o estado do Maranhão possuem atributos turísticos de primeira linha para os padrões internacionais. Tanto é que, já em 2009, no Plano Aquarela – que norteia o trabalho de divulgação da Embratur –São Luís e os Lençóis Maranhenses já constavam como destinos estrela, o mais alto posto na tabela dos destinos a serem divulgados pelo governo federal no exterior.

No governo da presidenta Dilma, você sabe que nós colocamos um desafio de estimular ao máximo que o estrangeiro que venha para os megaeventos conheça também outros estados, principalmente os vizinhos. Afinal, todos os brasileiros estamos contribuindo com impostos para a realização de obras que permitirão que os jogos ocorram. Nada mais justo que todos os estados do Brasil também ganhem com a entrada de divisas e com a projeção de imagem advindas dos megaeventos. Neste caso, o Maranhão tem uma boa chance, pelo fato de Fortaleza, que está bem próxima, ser uma das sedes.

Para alcançar esse objetivo, a Embratur tem promovido os destinos maranhenses em ações importantes, como a Feira Top Resa – maior da França e uma das 5 maiores do mundo. Lá, São Luís teve destaque especial por seu aniversário de 400 anos. Além de todas essas ações no exterior, trazemos constantemente jornalistas estrangeiros aqui para o Maranhão, para que possam conhecer de perto nossos atrativos.

Além de ações de destaque, como estas, o Maranhão está constantemente presente no calendário de feiras internacionais das quais a Embratur participa em diversos países do mundo. Em coerência com o procedimento que adota com as outras 26 unidades da federação, a Embratur paga o aluguel do espaço do Maranhão e fornece estrutura básica. Ao estado, compete montar os atrativos do estande, com o objetivo de atrair público.

De que forma a Embratur pode ajudar? Como o governo municipal pode deixar a cidade mais atrativa para o estrangeiro?

A Embratur já atua fortemente na promoção internacional de São Luís, como lhe expliquei. Obviamente, que temos de respeitar os limites republicanos de equidade no tratamento a todos os estados – já que, no governo da presidenta Dilma, sou responsável pela divulgação de todo o país.

Da parte do prefeito Edivaldo, estou seguro de que ele fará um trabalho inédito na preservação e recuperação de nosso centro histórico. Com um produto melhor, obviamente, fica mais fácil vendê-lo ao turista estrangeiro.

Obviamente que, para isso, contará com o apoio do governo federal, com recursos do PAC das Cidades Históricas. Em encontro recente com o prefeito Edivaldo, a ministra Gleisi garantiu que as portas do governo federal estarão abertas para realizar um trabalho inédito em São Luís, que resultará em melhoria da qualidade de vida do cidadão ludovicense e também do estrangeiro que nos visita.

Fonte: Jornal O Imparcial