Evento em Brasília debate política de gênero para o Mercosul

A ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), preside a partir desta segunda-feira (3) a 2ª Reunião de Ministras e Altas Autoridades da Mulher do Mercosul (RMAAM). O encontro terá abertura oficial, às 19 horas, no Palácio Itamaraty, em Brasília.

Durante a abertura, serão premiados os vencedores do concurso regional de audiovisuais “Paridade é igualdade” sobre participação política das mulheres, com a apresentação de 11 vídeos. Desses, dois foram premiados nas modalidades voto popular e o outro escolhido por uma comissão de juradas. Também haverá o lançamento da revista do Observatório Brasil de Igualdade de Gênero, vinculado à SPM.

As ministras e altas autoridades vão debater, nesta terça e quarta-feira (4 e 5), no Itamaraty, entre outros temas, a proposta de diretrizes de política de gênero para a região, o projeto “Fortalecimento da institucionalidade e da perspectiva de gênero no Mercosul” e a estrutura administrativa da RMAAM frente à finalização desse projeto.

Outro ponto em debate será a atuação articulada da RMAAM nos diferentes eventos previstos na agenda internacional, entre eles, a 1ª Conferência Regional sobre População e Desenvolvimento da América Latina e Caribe, a 12a Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e do Caribe e a 57ª sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher (ONU).

RMAAM é o organismo de integração regional e de construção das políticas para as mulheres no âmbito do Mercosul criado em dezembro de 2011, dando continuidade à Reunião Especializada da Mulher (REM), criada em 1998. Ao todo, com a deste ano, já foram realizados 27 encontros.

A Reunião de Ministras e Altas Autoridades da Mulher acontece a cada semestre e a sua coordenação segue a ordem de alternância da Presidência Pro Tempore do Mercosul. Atualmente, a Presidência está com o Brasil.

Convidadas

Para o evento, estão confirmadas as presenças da diretora do Instituto Nacional das Mulheres do Uruguai (mais alto órgão da mulher daquele país), Beatriz Ramirez; diretora da Representação Especial para Assuntos da Mulher da Chancelaria Argentina, María Julia Rodríguez; vice-presidenta do Instituto Nacional da Mulher, Judith López Guevara, e a embaixadora Vera Machado, subsecretária-geral de Assuntos Políticos do Itamaraty, além de representantes e equipes técnicas dos países associados.

Também estarão presentes representantes de organizações regionais do movimento feminista e de mulheres credenciadas junto à RMAAM, a exemplo do Fórum de Mulheres do Mercosul e da Articulação Feminista Marcosur.

Da Redação em Brasília
Com informações da SPM