CPI do Tráfico de Pessoas debate “Caso das Crianças do Planalto”

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Pessoas do Senado realiza nesta segunda (3), às 9 horas, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, audiência publica para discutir o desaparecimento, entre 1998 a 2001, de cinco crianças do bairro Planalto, na periferia de Natal. A presidente da CPI, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-RN), diz que a audiência será uma forma de cobrar respostas para o que ficou conhecido como o “Caso das Crianças do Planalto”.

Os familiares delas até o momento não sabem o que aconteceu. A principal suspeita é que essas crianças foram levadas de suas residências para a remoção de órgãos ou para adoção ilegal por estrangeiros.

“Já solicitamos ao Ministério da Justiça que a Polícia Federal também atue no caso para aprofundarmos as investigações”, disse a senadora, que vai coordenar a audiência na capital potiguar.

“Esse caso das crianças desaparecidas do Planalto aconteceu há 14 anos e estou acompanhando com muito empenho. A CPI veio para acrescentar e tentar esclarecer esses desaparecimentos, já que o caso apresenta sérios indícios de tráfico de crianças”, disse o senador Paulo Davim (PV-RN), membro da CPI.

Além dos familiares das crianças, participam da audiência o secretário estadual de segurança pública, Aldair da Rocha, o procurador-geral de Justiça, Manoel Onofre Neto, e o delegado da Polícia Civil, Márcio Delgado.

Da Redação em Brasília